maio 11, 2009

Talvez Eu Esteja Exagerando...


Para quem se dedica às corridas longas, sempre é difícil entender qual seria o ponto de equilíbrio entre os o benéfico e o maléfico em um plano de treinamento. Para quem está começando nessa "arte", como é meu caso, é mais difícil ainda. A tendência para os iniciantes muitas vezes é exagerar na dose, pois a motivação é alta e o juízo é pouco.

Por isso acredito que meste último final de semana eu tenha saído da linha um pouco, pecando pelo excesso. Minha planilha indicava um longão de 26 km para este sábado, sem preocupação com tempo de conclusao, pois a idéia é tentar construir um pouco de rodagem visando a Maratona do Rio que se aproxima.

É sabido que havia alguns alnos que eu não me dedicava a correr mais que os 21 Km de uma meia maratona. Porém, após um período de análise em que pesei os prós e contras e assumir o grande risco de me lesionar com treinos tão fortes, resolvi tentar a maratona de qualquer jeito. E para isso há que se treinar!


Pois bem, mandei-me as 6:15 da manhã do sábado pelas ruas de Belo Horizonte. O ideal, claro, seria treinar por terrenos planos, até mesmo porque a prova que participarei no Rio é praticamente plana. Mas Belo Horizonte é bela para quem gosta de correr.

E eu estava muito interessado em descobrir esses novos horizontes, reduzido que é meu tempo de vida nesta cidade. portanto tracei um roteiro e o cumpri, conforme pode ser observado em meu Training Log. Porém quem conhece Belo Horizonte ou então se dispuser a analisar o gráfico altimétrico do percurso verá que pouquíssimos foram os trechos planos.

Subidas e descidas o tempo todo. Ótimo pelo lado do fortalecimento muscular e ótimo também para surgimento de lesões.
Hoje, segunda feira, dois dias após o treino, as dores estão presentes, mas, graças a Deus, nada que me lembre lesões, e sim apenas as dores típicas de um esforço exagerado. Dores causadas pelo entusiasmo de treinar mais e melhor, fugindo do que estava programado, os 26 km em terreno plano.

Não bastasse os 26 Km por terreno com muita subida e descida (ganho de quase 500 metros verticais) encarei uma travessia pela Serra do Curral logo após o treino, coisa leve para meus padrões de exigência montanhística, mas terrível para as articulações fatigadas depois de três horas de corrida.

Porém o convite era irresistível e mandei nas trilhas junto com Arnoldo, Aline e Matheus, galera dos Corredores de BH no Orkut. Lugar lindo e perfeito para treinar corrida em trilhas.
Mas esse é assunto para outro post.

O objetivo deste aqui é fazer um alerta: respeitem suas planilhas!!
Um grande abraço!




2 comentários: