junho 07, 2009

5ª VIC - Volta Internacional da Contorno - Ronaldo da Costa

Em um gelado (nem tanto) domingo de sol foi realizada mais uma VIC - Volta Internacional da Contorno. À parte a ousada e irônica denominação de prova internacional, a VIC se consolida como uma das mais divertidas e inusitadas oportunidades de correr em Belo Horizonte. Estive presente para fazer a cobertura fotográfica do evento, por hobby, por diversão e para rever os bons amigos que já fiz na cidade.

Tudo começou no final do ano passado, quando algumas pessoas da comunidade do orkut dos corredores de rua de Belo Horizonte resolveu se juntar para percorrer um trajeto dos mais emblemáticos da capital mineira: a Avenida do Contorno.

Belo Horizonte teve seu planejamento urbano datado do final do século passado, inicalmente para abrigar uma população estimada de 100.000 habitantes após um século de sua fundação, que ficariam concetrados na área delimitada pela projetada Avenida do Contorno. Na época da fundação de Belo Horizonte, em 1897, a cidade contava com 25.000 habitantes. porém já em 1930 a cidade contava com 130.000 almas e nos dias atuais tem em torno de dois milhoes e meio de habitantes, sem considerar os munícipios vizinhos de sua região metropolitana, que elevaria o número total de pessoas interagindo na região para algo próximo dos cinco milhões. Parece que algo deu errado no planejamento. Porém a Avenida do Contorno continuou com seu charme antigo, ao revelar algumas poucas construções preservadas do início do século passado. Outra característica desta via pública é a sucessão de subidas e descidas.

Percorrer seus poucos mais de 12 quilômetros torna-se um belo desafio para as manhãs de domingo em que esta prova-treino é realizada. Não há premiação, nem contagem oficial de tempo. Apenas amigos dispostos a correr e organizar um pouco as coisas, o que permite oferecer a quem participa pequenos confortos como dois postos de hidratação, mesa de frutas e isotônico ao final do percurso, acompanhamento de carros-guia e camiseta do evento.

Nesta quinta edição tivemos o privilégio da companhia do nosso eterno recordista mundial de maratona, o Ronaldo da Costa, que entre outras marcas expressivas deteve também títulos de corridas como São Silvestre, recordes de Troféu Brasil. Vale lembrar que Ronaldo obteve a marca de 2:06:05 na Maratona de Berlin em 1998 e até hoje é a melhor marca de um atleta não nascido na África. Hoje Ronaldo desenvolve um excelente trabalho junto à comunidade de Betim (cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte) e participa de corridas com o intuito de se divertir e motivar amadores como nós, bem como descobrir jovens talentos.

Como "bônus" Ronaldo ainda recebeu um bolo para comemorarmos seu aniversário que era exatamente neste 07 de junho, bolo este preparado pela Cátia, sempre atenta a esses detalhes.

Em um mundo muitas vezes recheados de pretensas estrelas (digo isso pelo meu histórico do montanhismo), ter hoje como amigo e companheiro de atividades uma pessoa que já foi simplesmente o mais veloz corredor da prova mais clássica do atletismo é realmente uma honra. De uma simplicidade assombrosa, Ronaldo é muito querido pela comunidade local, sempre acessível e atencioso.

Eu já conhecia sua história pelo mundo das revistas de corrida e ao ter oportunidade de conviver mais de perto nas provas (já havia tido a oportunidade de conversar com ele em três outras recentes provas em BH), realmente posso dizer que se trata de um verdadeiro exemplo de luta, de garra e, principalmente, de humildade, tão em falta em nossos tempos.

Parabéns ao Ronaldo, pelo seu aniversário e pela disposição. Parabéns a todos que acordaram cedo para prestigiar este evento, seja correndo, seja na equipe de apoio.

As fotos podem ser visualizadas em um álbum do Picasa: www.picasaweb.google.com.br/corridasbh.

Um grande abraço.


Ronaldo da Costa e as inúmeras fotos que teve que tirar, hehe.



A galera reunida antes da largada.


Um trechinho plano após despencar um barranco.



Pelotão reunido.


Arnoldo mandando ver com pés descalços pelas ruas de Belo Horizonte.

3 comentários:

  1. Belo relato, Pepe.
    E mais uma vez parabéns pelas fotos e pela iniciativa.

    Um abraço,
    Marcelinho

    ResponderExcluir
  2. Pepe mais uma vez deu um show de fotos e disposição! Esse é o blog que mais desperta a minha curiosidade de visitar, pois sei que sempre tem um bom conteúdo!
    Abraços!

    Maria Vitória

    ResponderExcluir
  3. Se aquela bruuuuxa da Cátia tivesse me avisado que ia rolar um bolinho, eu tinha ido lá pra correr a VIC, droga, viu... =(

    ResponderExcluir