julho 01, 2009

O Rio de Janeiro Continua Lindo...

Como já é sabido estive este final de semana passado no Rio de Janeiro para correr uma das mais belas maratonas do mundo. Lugar melhor para eu estrear na distância com certeza não poderia existir. Se eu comentar exclusivamente do traçado da prova ainda assim teria que ser comedido na quantidade de adjetivos elogiosos para o percurso. Desde a largada no Recreio dos Bandeirantes, tendo o mar de um lado, a Lagoa de Marapendi do outro e a Pedra da Gávea à frente, sempre mais perto conforme a corrida avança. A seguir a Barra da Tijuca (onde vi a Fernanda Keller incentivando os pangarés como eu), São Conrado, Avenida Niemeyer até desembocar nas badaladas Leblon, Ipanema e Copacabana. Toda aquela beleza natural a nossa volta. Corcovado, Lagoa Rodrigo de Freitas (ali pertinho mas invisível na prova), Pão de Acúçar, Enseada de Botafogo... Lindo demais!!

Posso dizer que "conheci" a orla do Rio de Janeiro correndo. E nessa horas não tem esse papo de bala-perdida, sequestro, narcotráfico e violência. São males da nossa sociedade moderna. E mesmo com esses males todos fazendo parte do cotidiano desta cidade não posso deixar de exaltar suas belezas. Isso tudo é muito pouco para desqualificar o que de bom existe.

Cheguei ao Rio de janeiro com uma imagem. Saí com outra. Meu olhar exigente de curitibano, aquele que se orgulhava tolamente de ter nascido na pretensa cidade de primeiro mundo, buscava detalhes de atuações do poder público para tornar menos sofrida a vida de sua população. Encontrei muito mais ações do que já vi aqui em Belo Horizonte, por exemplo. Espaços públicos muito bem cuidados e limpos, muitas áreas de lazer, preservação da memória e muitas outras coisas. Trânsito, poluição, violência, mendigos, favelas? Qualquer capital brasileira tem disso, oras. Frequentei apenas locais mais "turísticos"? Pode ser. Mas que outra capital brasileira sabe trabalhar tão bem esse ponto forte que dispõe?

Infelizmente dois dias foi muito pouco. Para "entrar" mais a fundo na alma do Rio já marquei data: Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro.

Que venha!

Um abraço.

3 comentários:

  1. Grande Mr. Pepe, bom dia camarada, pelo visto vc gostou mesmo do Rio de Janeiro, gostei do relato abaixo.

    Realmente o Rio de Janeiro é lindo mesmo, eu esqueci de comentar no meu blog, bem lembrado por vc, eu quando passei pela reserva do Recreio a Fernanda Keller estava lá nos incentivando...

    Sobre o que vc comentou sobre bala perdida, sequestro, narcotráfico e violência, existe sim, mais não é em todo o lugar do Rio de Janeiro o Rio de Janeiro é um pouco discriminado pela Mídia, pq senão ela não vende jornal e me diz ae qual lugar do mundo que não existe violência, li ano passado que São Paulo é recorde em violência, por exemplo se num determinado bairro tá acontecendo um tiroteio o que as pessoas deveriam fazer é não passar pelo local, mais a curiosidade das pessoas fazem isso acontecer. Mais vamos torcer para que esse cenário um dia mude.

    Que bom que vc notou que o Rio de Janeiro está bem cuidado e que vc teve uma bela impressão daqui.

    Realmente 2 dias para conhecer as belezas do Rio de Janeiro são poucas mesmo, legal que virá para a Meia daí poderá conhecer mais o Rio, ainda mais que a Meia será no domingo dia 6 set e no dia 07 set será feriado. Ahhh já que está pensando em vir correr a Meia do Rio em Setembro, se prepare, pois o sol não perdoa e treine o seu psicológico, pois a Meia do Rio que teve neste domingo passado não é que nem a Meia Internacional do Rio, pois ao chegar no aterro vc tem que correr mais uns 3 Km para fazer o retorno e chegar, pois como a chegada é do outro lado da rua e vc vê os outros chegando. Mais se vc treinar vc consegue.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fala Pepe !!!
    Fico contente com a sua mudança de imagem em relação ao Rio. Morei em Ctba, a minha esposa é de lá, gosto da cidade e sei como tudo é diferente daqui.
    Cara, duas perguntas:
    1) No seu post da Maratona, vc fala sobre a bermuda da Nike e vc fala que comprou uma poque nao havia outra. Qual era a melhor a outra ou a q vc usou?
    2) Vi as meias de compressão, mas era Lupo. Alguma indicação ou tem que ser Kendall?

    Abs e parabens pelo post

    ResponderExcluir
  3. Brigado ae, moçada do Rio!

    Que venha a meia do rio e estou nessa pro que der e vier.

    E respondendo à questão das meias de compressão e do shorts, vamos lá:

    A bermuda que usei é uma Térmica para futebol. Comprei para testar durante os treinos e acabei vendo que ela satisfazia minhas necessidades por um preço amigo, 69 reais. A específica para corrida eu sequer cheguei a ver, exceto pela internet, mas custava em torno de 130 reais. Como é algo adaptado do futebol, obviamente não tem bolsos, o que seria o unico ponto negativo. Parece ser um tanto frágil às lavagens, vamos ver como ela se comportará nos próximos meses. Utilizo esse produto apenas em simulações (treinos longos) ou provas (nesse caso tb nas curtas de 5 km). Na feira da maratona do rio comprei uma Asics com compressão interna, vamos ver como ela se sai. No meu caso é fundamental bermudas assim, "coladas". Não tem vaselina que segure as assaduras com shorts normal de corrida.

    Com relação às meias: As melhores são mesmo as Kendall (no site deles tem indicações de locais de compra em todo o país) e as Sigvaris. Sempre na medida por volta dos 20 mmHg. Nos sites e blogs gringos é coisa de doido. Já tem muita meia específica para corredores. Achei um modelo na Barcellos Bikes (aí do RJ) meses atrás mas tava 200 reais. Aí não... Acredito que com preço bom, apenas essas duas marcas podem atender bem, pelas características de compressão e tecido. Para se ter uma idéia, essa Kendall que uso, vem com íons de prata que evitam mau cheiro (de verdade) e deixam os pés sempre secos. Espetáculo. Antes de comprar é importante atentar para o tamanho. No site ensima a determinar qual o tamanho correto com base na altura da perna e da ciscunferencia da panturrilha.

    Em breve devo publicar mais a respeito dessas meias, apesar que acho q escrevi quase tudo que poderia aqui pra vc, hehe.

    Um grande abraço e bons treinos!!

    ResponderExcluir