junho 05, 2012

(Nem) Só o Cume Interessa - e não é piada pronta

É simples assim:

‎"As montanhas não são estádios onde satisfaço minha ambição esportiva, são as catedrais onde pratico minha religião. Eu vou a elas como as pessoas vão à oração. Desde seus majestuosas cumes vejo meu passado, sonho o futuro e, com uma inusual agudeza, experimento o momento presente...minha visão aclara-se, minhas forças renovam-se. Nas montanhas eu celebro a criação. Em cada viagem nasço de novo." - Anatoli Boukreev

É a explicação perfeita para o que sinto na montanha. Adoro andar rápido, correr nas trilhas, desafiar meu corpo e minha mente. E isso não tem a ver com estádio, nada a ver. É apenas uma forma de expressão. Também adoro ir devagar e captar cada segundo de cada centímetro percorrido. São apenas orações diferentes para um mesmo Deus em uma mesma religião.

Estou me afastando de tudo que se refere a corrida-competição. Tenho duas provas agendadas: A primeira será a Super Meia Maratona Noturna de Extrema, uma deliciosa participação no mato, na escuridão e no frio da Mantiqueira, onde por algumas felizes horas eu pratico minha religião de modo intenso e rápido. A segunda será a bela K42 Bombinhas Adventure Marathon, local onde o mar se encontra com o céu e por 42 quilômetros eu transito entre Netuno e Urano. Cumprirei minhas metas pessoais e objetivos nestas provas, bem como em mais duas etapas do Circuito Paranaense de Corridas em Montanha, as quais também são bem divertidas.

Mas agora, sinto Urano me chamar e é pra lá que vou. E não só cume interessa. Interessa é a viagem. Que venham os Andes.

Saludos!


Montanhistas na cota 4.600 subindo rumo ao Cerro Plata (6.000m) / Janeiro 2009. (Foto: George Volpão)



Vista do Cerro El Plomo (5.400m) nas proximidades do Refúgio Federación (4.100m) nos Andes Chilenos / Fevereiro 2009. (Foto: George Volpão)

4 comentários:

  1. Sou parceiro de presepadas, é só avisar antes :D, tem muita montanha "menos famosa" sem deixar de ter a sua beleza. Moooooooove

    ResponderExcluir
  2. Massa!

    Roubada e presepada é comigo também.

    Te aviso sim, vamos falando via fcbk =)

    Abrazos, meu nobre!

    ResponderExcluir
  3. é o caminho, é o movimento, é o instante que realmente faz valer a pena...
    quando eu me esqueço disso e me distraio com a meta, fico sempre um gostinho azedo na boca!

    viver o instante!

    beijão!
    e que desafios deliciosos você tem pela frente!

    ResponderExcluir
  4. presepada é comigo tbem...to junto!

    ResponderExcluir