julho 03, 2012

10 Informações Interessantes para Pedalar até São Luiz do Purunã

Salve!

Segue abaixo algumas informações que podem ajudar caso alguém queira se bandear pros lados de São Luiz do Purunã pedalando, relato que rolou no post anterior.

1-) Cuidado com a saída de Curitiba. Na maior parte dos casos ela é feita pela BR-277 sentido interior, iniciando pelo Parque Barigui. A região apresenta um grande fluxo de carros e muitas saídas e entradas da rodovia. Estes são os trechos críticos, onde se deve ter muita atenção com os motoristas que passam zunindo a poucos metros do ciclista. Sim, existe acostamento, mas mesmo assim vale ficar bem no cantinho... Não tenho informações sobre relatos de assaltos na região. Com alforges a coisa complica um pouco mais para o pretenso ladrão, já que a bike estará consideravelmente mais pesada e desequilibrada. No entanto, vale ficar sempre ligado e evitar pedalar sozinho, principalmente as moças.

2-) Não ande lado a lado com outro ciclista. Um dos maiores prazeres de sair por aí de bike é conversar, trocar idéias. Mas nas rodovias muito movimentadas isto é um perigo. O acostamento, em geral é estreito, o deslocamento de ar proveniente da passagem de carretas pode lhe derrubar caso esteja distraído e fica mais difícil desviar de algum obstáculo que porventura apareça. Deixe a prosa para quando o pedal chegar na estrada de terra.

3-) Comer é na Jusita. Marque consigo este lugar. Polenta com queijo e linguiça por apenas 12 reais. Prato na medida para não empanturrar e para te dar uma energia extra antes de subir a Serra de São Luiz. Grande variedade de produtos coloniais, vinhos, doces, geléias... uma tentação! Veja isto:



4-) A Subida da Serra de São Luiz. O desnível não é assim tão grande. Uns 300 metros no máximo. A subida é constante e ten uns 5 km. Em boa parte dela há acostamento e apenas nos trechos mais íngremes que surge a terceira faixa, onde competimos pelo espaço com as carretas mais lentas. Fique no cantinho, relaxe e aprecie o fumaceiro dos escapamentos. Dura pouco.

5-) No vilarejo de São Luiz do Purunã tem um mercadinho na rua principal que dá conta do recado para emergências gastronômicas.  Bom apetite.

6-) Pedalar nas estradas de terra da região é uma beleza. Independente de onde você vá por lá, qualquer que seja seu destino nos Campos Gerais, a tônica é: paisagens belíssimas, estradas de terra com muito sobe e desce, sol forte (em dias claros, óbvio) e muita diversão.

7-) Pernoitamos no Rancho Ventania. Entre em contato via e-mail com o Ralf e visite seu site. Conversamos com ele e tivemos um convidativo gramado para armar a barraca, com direito a chuveiro quente, banheiro e outras mordomias para quem é acostumado a acampar nas montanhas, cagar no mato e se limpar com lenços umedecidos. Pela noite, o Rancho serve uma pizza de lamber os beiços. Vale muito a pena. Coisa fina!

8-) Use equipamentos de qualidade. Use alforges de qualidade. Meu Deuter Rack Pack é insuperável! Vale cada real, pois você sente-se seguro e confiante no equipamento. Material leve, durável, prático, funcional e bonito. Você compra e gasta sua grana apenas uma vez. Com a barraca, também estou plenamente satisfeito. A Azteq Minipack é a barraca do cicloturista. Levíssima - 1.750 gramas - e abriga duas pessoas sem neuras.

9-) Mantenha sua bike sempre bem revisada. Eu e a Ana Barbara pagamos o preço da imprudência. Nossas bikes já estavam precisando de uma revisão e apresentaram pequenos problemas no câmbio dianteiro. Coisa simples de resolver, mas que poderia ter sido evitado se mantivéssemos a bike sempre tinindo.

10-) Google, google e google. Pesquise, pesquise muito. Você vai achar de tudo na net. Lugares para visitar, comer, acampar, dormir, pedalar, aprender, enfim. Absorva o maior número possível de informações, o que traz muito mais segurança em sua investida na região.

Grande abraço!




2 comentários:

  1. dicas preciosas, George!
    essa do Google, então, é tudo! porque às vezes a gente fica se amarrando (eu rss) dizendo "ah, mas eu não sei pra onde ir", "se é seguro", "onde acampar".... dá pra fazer o roteiro com a maior tranquilidade, só pesquisando:)

    e pra quem mora por aí, caramba! cê deu tudo mastigadinho!
    assim tá bom:)

    beijão!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Elis! A idéia é bem essa: gerar conteúdo que possa inspirar =)

    Beijão!

    ResponderExcluir