janeiro 21, 2013

As Muitas Faces do Morro Araçatuba

Bem, se eu e a Ana Barbara quiséssemos mesmo ter ido ao Moreia e ao Baleia, como eu tinha indicado no post anterior, não precisávamos ter rodado o Araçatuba quase inteiro. Bastaria ter tomado a trilha mais direta, galgar o cume e descer rumo ao vale do Rio Pinhal, cruzando-o e, por fim, esgueirando-se Baleia acima.

O clima não estava 100%, havia algumas nuvens no alto da serra e decidimos variar um pouco. Iniciamos a subida do Araçatuba pela sua trilha normal e uns 30 minutos depois nos enfiamos no mato em direção à Cachoeira do Rio São Paulo. Cruzando esse rio pela parte superior da queda d'água, chega-se à trilha que contorna o Morro Araçatuba pela sua face noroeste e sobe de maneira bastante agradável. É uma trilha muito mais longa do que aquela direta, porém muito bonita, de verdade. A subida suave, aliada aos campos de altitude e vistas amplas torna a ascensão desta montanha muito mais prazerosa do que pela trilha direta. Alguns cursos d'água pelo caminho e o vento característico desta montanha estavam presentes. Veio uma chuva rápida e gelada que serviu para animar ainda mais. Ao final de quatro horas e meia de subida atingimos o cume. Absolutamente encharcado, ter trazido uma lona plástica sobressalente foi a grande salvação. Protegeu-nos da umidade onipresente e garantiu um mínimo de conforto na apertadíssima barraca Azteq Minipak, que é recomendada para apenas uma pessoa.

Estávamos a sós na montanha, algo não muito comum em tempos de vida outdoor explicitada e exagerada na mídia. 

Tempo fechado, mas sem chuva, pelo menos até as oito da noite. Então veio água do céu e algum vento até o final da madrugada. O tempo amanheceu encoberto mas foi abrindo aos poucos. Um frio bem gostoso, na casa dos 12 graus ajudou muito a lagartear na barraca até as onze da manhã.

Descemos pela trilha direta, tranquilamente, com muitas fotografias e novos planos traçados para que, um dia, saia esse encantado Moreia e Baleia...

Abaixo, imagens do passeio.

Abraços e boa semana!















2 comentários:


  1. li e me senti passeando com vocês por aí!
    lugar lindo!

    contemplar um vale assim! uau!

    e as roupas da última foto? tão secando, é? :)
    legal!

    o bom é que vocês vão desbravando os caminhos, divulgando o percurso!
    muito bacana isso!

    ResponderExcluir