maio 05, 2013

Maio de 2013, Treinos em Trilhas e Montanhismo

E acaba que fiquei quase um mês sem escrever desde que corri a incrível Araçatuba Half Marathon. Com o apoio e confiança da Território Mountain para os eventos seguintes e, principalmente, com o retorno às montanhas, já que a temporada ideal de estar nas cumeadas paranaenses começa agora. Tem também a ideia de estar num 6.000 boliviano ou argentino em 2014.

Com os anos todos correndo e subindo montanhas, um pouco de conhecimento sobre preparação física foi conquistado e, nesta semana, coincidentemente, conheci um vídeo bacana do italiano Simone Moro, um dos grandes montanhistas de altas altitudes da atualidade falando de seu treinamento. Muito, mas muito parecido mesmo com um treinamento para maratonas e ultras em montanha, que é o caminho que sempre pretendi trilhar. Da mesma forma, no vídeo (em inglês macarrônico) ele trata do aspecto psicológico. Estar duas horas por dias, consigo mesmo, durante as corridas é um baita treino psicológico. Ouvir isso vindo de um montanhista extremo é realmente promissor para que, como eu, almeja maiores altitudes e maiores desafios nas corridas longas de montanha.

Eis o vídeo:




No próximo sábado, estarei junto com a Equipe Território Mountain correndo a 2ª etapa do Circuito Paranaense de Corridas em Montanha, a ser realizada no Morro da Palha, local onde estive na K21. Ou seja, preparar as pernas! Estas estão já bem adaptadas às trilhas e subidas que tenho desfrutado próximo da minha atual morada, na região da Roseira, zona rural do município de Colombo, a cerca de 25 km da capital paranaense. Trilhas técnicas e subidas íngremes em cascalho já se incorporaram ao meu dia-a-dia. O clima do primeiro planalto paranaense em abril e maio também oferece desafios como corridas com 28 graus em um dia de sol e dois dias depois 6 graus pela manhã bem cedo.

Abraços e até breve, com boas novas!

Diversão nos treinos, sempre. Morro Itapiroca (1805m). Abril.

Visual do cume do Morro Caratuva (1.805m). Abril.

Treino na Roseira, Colombo. Maio.

Treino na Roseira, Colombo. Maio.

Treino na Roseira, Colombo. Maio.

Treino na Roseira, Colombo. Maio.



3 comentários: