Pular para o conteúdo principal

Maio de 2013, Treinos em Trilhas e Montanhismo

E acaba que fiquei quase um mês sem escrever desde que corri a incrível Araçatuba Half Marathon. Com o apoio e confiança da Território Mountain para os eventos seguintes e, principalmente, com o retorno às montanhas, já que a temporada ideal de estar nas cumeadas paranaenses começa agora. Tem também a ideia de estar num 6.000 boliviano ou argentino em 2014.

Com os anos todos correndo e subindo montanhas, um pouco de conhecimento sobre preparação física foi conquistado e, nesta semana, coincidentemente, conheci um vídeo bacana do italiano Simone Moro, um dos grandes montanhistas de altas altitudes da atualidade falando de seu treinamento. Muito, mas muito parecido mesmo com um treinamento para maratonas e ultras em montanha, que é o caminho que sempre pretendi trilhar. Da mesma forma, no vídeo (em inglês macarrônico) ele trata do aspecto psicológico. Estar duas horas por dias, consigo mesmo, durante as corridas é um baita treino psicológico. Ouvir isso vindo de um montanhista extremo é realmente promissor para que, como eu, almeja maiores altitudes e maiores desafios nas corridas longas de montanha.

Eis o vídeo:




No próximo sábado, estarei junto com a Equipe Território Mountain correndo a 2ª etapa do Circuito Paranaense de Corridas em Montanha, a ser realizada no Morro da Palha, local onde estive na K21. Ou seja, preparar as pernas! Estas estão já bem adaptadas às trilhas e subidas que tenho desfrutado próximo da minha atual morada, na região da Roseira, zona rural do município de Colombo, a cerca de 25 km da capital paranaense. Trilhas técnicas e subidas íngremes em cascalho já se incorporaram ao meu dia-a-dia. O clima do primeiro planalto paranaense em abril e maio também oferece desafios como corridas com 28 graus em um dia de sol e dois dias depois 6 graus pela manhã bem cedo.

Abraços e até breve, com boas novas!

Diversão nos treinos, sempre. Morro Itapiroca (1805m). Abril.

Visual do cume do Morro Caratuva (1.805m). Abril.

Treino na Roseira, Colombo. Maio.

Treino na Roseira, Colombo. Maio.

Treino na Roseira, Colombo. Maio.

Treino na Roseira, Colombo. Maio.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Specialized Hardrock Sport Anos 90

Oi! Com esta bike consegui, de certa forma, realizar um sonho de adolescência: pedalar uma mountain bike com quadro de cromo-molibdênio e geometria clássica dos anos 90. A bem da verdade, lá por 1996 eu pedalei por alguns meses com uma Scott Yecora e mais recentemente, em 2014 uma Trek Antelope 800. Mas ambas tinham apenas os três tubos principais em cromoly. Esta Specialized Hardrock Sport eu consegui na Jamur Bikes, sendo trazida recentemente dos Estados Unidos pelo próprio Paulo Jamur (proprietário da loja e meu boss), que se encantou pela bike e seu estado de conservação. Quando ele colocou a bike à venda na loja, não me fiz de rogado. Era a chance de ter uma bike em cromoly e praticamente original dos anos 90. Na verdade comprei esta bike como alternativa para transporte urbano, uma vez que a Format 5222 (da qual pretendo fazer uma apresentação em post futuro) que "gravelizei" eu pretendia deixar somente para atividades esportivas. Mas gostei

Nova Bike Kode Straat - Uma boa opção para montar uma Gravel Bike

Senhoras e senhores, tudo bem com vocês? Poxa, que bike da hora! Recebemos aqui na Jamur Bikes e já fiquei de olho grande. E adianto, já garanti a minha! Sim, a Kode Riff 70 vai retornar à proposta para a qual foi concebida (MTB 27.5 polegadas) no futuro (poca plata por ora) e vou apenas colocar o guidão drop e trocadores STI na nova Kode Straat. Vejam a imagem abaixo, retirada do site do fabricante, bem como sua geometria: Não parece ser muito apropriada para montar uma Gravel que é quase Gravel? Um top tube mais parecido com as speeds do que com as MTBs, um clearance menor na passagem das rodas, passagem dos cabos interna e outras características me levam a crer que esta bike pode andar muito confortavelmente entre estradões de cascalho (gravel roads) e asfalto, ou mesmo trilhas leves. Bora fazer essa alteração. Abaixo um vídeo mostrando a bike como ela vem de fábrica, original. E aqui a ficha técnica: - Quadro em alumínio 6061. - Garfo: Alumínio.

Só o CUme Interessa - Piada Escrota

Bah, nem é piada. Acho que isso se chama cacofonia, que é quando alguma coisa dita de um jeito dá a entender que é outra coisa. Entendeu? Ah, eu também não, hehe. Enfim, não é o que importa. To escrevendo essa parada, porque li um post no blog que os colegas Bonga e Tonto montaram para divulgar sua expedição no Ama Dablam, uma das mais belas e cobiçadas montanhas do Himalaia. Este cume não é dos mais elevados nem dos mais tecnicamente exigente. Mas o Ama Dablam é lindo! Quem não gostaria de pisar em um cume assim? Lindo, majestoso, imenso... Confira abaixo: Pois é... com seus quase sete mil metros trata-se de uma cobiçada montanha, objeto de desejo de muitos. Porém, o que rola desde princípio dos anos noventa são os turistas de montanha. Nada contra eles, pelo contrário. Servem para impulsionar uma atividade ecologicamente correta, movimentar economia, transferir renda e trazer qualidade de vida para quem pratica e/ou depende dela. Porém, tudo em exagero tem um porém - to meio engraç