Review La Sportiva Anakonda - Avaliação


Olá, amigos!

Enfim, coloco aqui as minhas impressões sobre o Tênis La Sportiva Anakonda, um montnheiro de primeira categoria.

Acho IMPORTANTÍSSIMO deixar claro que não tenho meu nome vinculada a nenhuma fabricante e/importador de equipamentos. Recebo os produtos para as avaliações graças ao meu trabalho de sete anos visando unicamente o crescimento saudável da modalidade. E assim os produtos são avaliados: de maneira equilibrada, despida de paixões e absolutamente isenta. Todos iguais.

Proposta: Avaliar de maneira direta e sem frescuras inúmeros produtos que são oferecidos no mercado nacional de trail running e corrida de montanha. Importante lembrar que escolhi parâmetros de avaliação baseados no renomado site TrailRunning Review.

É preciso que entendamos que não existe o "melhor calçado para trail running". Cada tipo de terreno sugere uma característica que seja mais desejável encontrar e um calçado. 

Item avaliado neste review: Tênis La Sportiva Anakonda.


Introdução

A marca La Sportiva tem aquilo que chamo de DNA de montanha. Enquanto algumas marcas chegaram ao trail running vindas do asfalto, outras tem sua origem no esporte de montanha. É o caso dos italianos da La Sportiva. Eles não fabricam roupas ou calçados voltados à corrida de rua. Mas sim botas de montanhismo, sapatilhas de escalada e outros artefatos. Com um marketing voltado totalmente ao desafio e à paixão pelos esportes de montanha, o que fica bem claro para mim é que trabalhar com calçados de corrida de montanha é um caminho natural para quem está envolvido até o talo com a oferta de produtos para uso nestes ambientes, qualquer que seja a modalidade. Somente por isso, já ganhou minha simpatia. Mas, como simpatia não garante bons produtos, vamos falar um pouco do La Sportiva Anakonda.

Primeiras impressões

Recebi o calçado para testes no começo de 2014. Ainda estava com os movimentos restritos para colocá-lo nas trilhas, devido à lesão no joelho direito que não me dava confiança para uso intenso.

Já deixei claro em meus comentários nas redes sociais. Pura montanha. Não é calçado para correr no Barigui (tradicional parque de Curitiba onde muitos corredores apreciam fazer seus treinos). Mas como assim, pura montanha? Porque pura montanha? Porque logo ao calçar você nota certas características: baixo peso, baixo drop, amortecimento quase zero e um certo minimalismo no acabamento. Continuemos!

Entressola

O mínimo de EVA necessário para um calçado com drop de apenas 4mm, o que lhe deixa em contato com o solo, ideal para quem já tem uma certa experiência em corridas de montanha ou para aqueles que gostam desta sensação de ter mais controle sobre o que acontece. Os citados 4mm são decorrentes de uma altura de 18mm na parte traseira e 14mm na dianteira. Ou seja, é bem baixinho mesmo. Não podemos esquecer também dos cravos salientes, que acrescentam 6mm nestas medidas todas. Neste pequeníssimo espaço ainda cabe uma "rock-plate", ou seja, uma placa de proteção no meio do calçado que protege os pés de pedras e raízes pontiagudas. Esta inserção da rock-plate não compromete a flexibilidade necessária na transição da passada, mas afeta um pouquinho no movimento lateral. Por apresentar esta placa de proteção, não podemos chamá-lo de "minimalista", apesar do drop baixo.



Lingueta

Na medida certa para reduzir a entrada de titicas que coletamos pelos matos, tais como pedrinhas, folhas, terra, etc. Bem envolvente e com acabamento primoroso. Não é daquelas que fica se deslocando com o "passar das passadas". Ajuda a manter a estabilidade dos pés, algo que trato no tópico abaixo.

Controle

Controle é algo que depende mais do que está "dentro" do calçado do que do produto propriamente dito. Como o La Sportiva Anakonda é um tênis de perfil baixo, um trail runner mais experiente se aproveitará melhor dessa sua característica. E terá controle TOTAL sobre seus movimentos. Esta foi, talvez, a principal característica que chamou minha atenção. Com este tênis nos pés, foi possível colocar em prática tudo que meus 20 anos de corridas em trilhas me ensinaram. Se o hábito faz o monge, quanto mais tempo nos matos, melhor nos tornamos na leitura e aproveitamento do terreno. Porém, não significa que quem está começando agora no Trail Running não possa se beneficiar desta característica importante do tênis. Pelo contrário! Quem está começando aprende melhor com um calçado assim, desses que permitem que o usuário sinta as variações de terreno. Bem melhor que correr com tênis que dizem "amortecer".

Mesmo se tratando de um tênis de baixo peso e econômico em materiais oferece ótima proteção contra topadas e irregularidades dos terrenos por onde corremos. Sendo assim, o La Sportiva Anakonda permite um total controle da corrida por quem está com ele nos pés. E aí...é com o piloto ;)

Tempos atrás filmei uma descida técnica e veloz. Puro controle que foi garantido por estar usando este calçado especificamente. Não tenho certeza se desceria com essa confiança toda se estivesse com outros modelos que já experimentei. Dê o play!


Ajuste (Fit)

Seria o chamado "true-to-fit", ou seja, veste na numeração a qual você está acostumado. No meu caso, sempre usei o 10 USA (42 Brasil). Calçou perfeitamente. O cabedal (upper) é bem envolvente e os cadarços garantem um ajuste fino bem sucedido. ão é um calçado que deixe muito espaço lateral, pelo menos para meu tipo de pé. Se você é daqueles que possuem pés largos, sugiro que experimente antes em alguma loja, evitando compras pela internet.

Acabamentos

Gostei muito da forma como o pessoal da La Sportiva trabalhou para proporcionar um calçado bonito e eficiente ao mesmo tempo. O que mais me chamou a atenção foi a aplicação de uma peça de TPU (poliuretano termoplástico) como placa estabilizadora no calcanhar. Proporciona rigidez e proteção necessária ao tornozelo e é muito bonita (opinião pessoal). Na parte interna e junto ao calcanhar, existe uma aplicação de material mais áspero visando maior controle mas que me preocupou no começo. Alguns amigos comentaram comigo que haviam surgido algumas bolhas nos pés exatamente neste ponto de contato. Comigo não aconteceu, o que leva a crer que caímos naquela velha questão: o que é bom para um atleta, pode não funcionar com outro. E vice-versa.

Todas as costuras são muito bem acabadas e mesmo com uso intenso não notei nenhum tipo de desgaste acentuado. O cabedal é constituído basicamente de aplicações de reforços em vinil e de um tecido tipo Nylon Mesh bastante resistente. Mesmo colocando o calçado para uso intenso em superfícies abrasivas, absolutamente nenhum sinal visível de desgaste apareceu após mais de 30 horas de trilhas. 

Impermeabilidade / Transpirabilidade

Como disse acima, esse mesh do cabedal é bastante robusto. Isso acaba se traduzindo em menor respirabilidade. Certamente não seria minha opção de calçado em trilhas próxima ao mar, que cruzem muitos riachos ou em temperaturas acima de 25 graus. Por outro lado, na lama e em climas temperados não notei a presença de umidade excessiva nos pés.

Solado

Destaque total para o "FriXion XF", solado escolhido para o La Sportiva Anakonda. Possui cravos pronunciados e espaçados, com 6mm de altura, por toda a extensão. Os terminais são uniformemente espaçados ao redor e não variam em altura. Os cravos tem formato de U, sendo bi-direcionais. na frente tem posicionamento de forma a proporcionar tração. Na parte detrás, eles são invertidos para garantir controle e sustentação nas descidas. Este foi disparado o calçado mais "seguro" que já utilizei em 20 anos de corrida de montanha. Ele agarra como nenhum outro, qualquer que seja o terreno: pedras soltas, lama, terra batida. Obviamente que em certas situações não haverá como evitar quedas e escorregões. Mas este modelo certamente é o que me proporcionou maior controle e segurança em descidas técnicas e em subidas enlameadas.



Durabilidade

Na avaliação do solado que fiz acima citei que ele agarra muito MESMO. Isso normalmente se traduz em menor durabilidade. Não é o caso deste produto. O solado já enfrentou muitas montanhas e continua com seus cravos quase intactos. É certo que não uso o calçado em asfalto e evito até meso estradas e terra, guardando-o para saídas de montanha de verdade. Mas sabemos que muitas vezes temos rochas abrasivas nestas montanhas. Nem mesmo estas rochas foram capazes de provocar desgaste considerável no solado. Aprovadíssimo!

Com relação ao cabedal, posso garantir que estou igualmente satisfeito. Ainda sem perspectivas de final de vida útil, este modelo ainda deve me acompanhar por muitas centenas de horas de montanha.

Conclusões

Puro sangue de montanha. Sem sombra de dúvida, o La Sportiva Anakonda é um dos melhores calçados para a prática da modalidade, desde que você o utilize no ambiente para o qual foi construído: trilhas técnicas, enlameadas, sem muitas pedras soltas, grandes desníveis e zero asfalto. Com isso, fica a curiosidade para experimentar os demais modelos da marca italiana, já que mostraram que ter o DNA de montanha realmente fez a diferença na produção de um item específico como esse.

Peso: 286g no tamanho 10 US.
Preço sugerido ao consumidor: R$ 619,90.

Indico para: 

- Corredores leves e medianos, de até 80 kg, que irão aproveitar a leveza do calçado e conseguem "desfilar" com mais leveza pelas trilhas;
- Atletas que correm rápido, com tempo abaixo dos 45 minutos em um 10K no asfalto irão se beneficiar mais do produto. Para corredores mais lentos, recomendo este tênis para provas de até 21 km;
- Pessoas com boa experiência em trilhas técnicas.
- Aqueles que estão começando a correr em montanha e querem aprimorar sua técnica de corrida. O aprendizado será muito mais rápido do que aquele que vem junto com os tênis mais robustos.
- Atletas já adaptados ou que se adaptem cautelosamente ao uso de calçados com drop baixo (4mm ou menos). Sem adaptação risco de lesões é maior. Como se trata um tênis basicamente para montanha, a musculatura envolvida na pisada não é tão exigida como se fôssemos correr repetindo os passos, da maneira que fazemos na rua ou estradas de chão.

Pontuação:

- Flexibilidade                                     8.0
- Torção lateral    9.0
- Proteção                                          9.0
- Materiais refletivos                           8.0
- Costuras   10.0
- Altura do calçado                            10.0
- Sistema de fixação, cadarços, etc      9.0
- Respirabilidade                                 8.0
- Aderência em subidas de terra         10.0
- Aderência em descidas de terra       10.0
- Aderência do calçado em rocha      10.0
- Aderência em rocha molhada        9.0
- Aderência do calçado em lama        10.0
- Estabilidade    9.0
- Amortecimento dianteiro                   5.0
- Amortecimento traseiro                     6.0
- Fit (ajuste)                                       10.0
- Durabilidade                                    10.0
- Asfalto                                              4.0
- Estrada de terra                                 8.0
- Trilha   10.0
- Montanha                                        10.0

MÉDIA:                                           8.72

Bons treinos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages