junho 19, 2014

Volpão - O Deus da Montanha

Foto: http://goo.gl/Dsp74F
Hehehehe.

Quem aí consegue rir de si mesmo? Quem consegue achar graça nas bobagens que por vezes escrevo, como essa: Volpão - O Deus da Montanha?

Surpreendo-me sempre que vejo alguém levando a sério demais aquilo que escrevo. Como se eu fosse um cagador de regras, como se eu soubesse o que é certo, ou o que é melhor, o que faz emagrecer, qual camisa de seleção é a mais bonita ou que faz bem pro coração. 

Acredito, sinceramente, que quando escrevemos algo ou emitimos uma opinião, é apenas isso: uma opinião. Não é um manual, não é ideologia, não é verdade absoluta. É opinião e que está sujeita a ser rebatida e discordada. Mas somente para quem olha nos seus olhos e rebate com argumentos válidos e sólidos. Fora destas condições, não passa de atitude de moleque chorão. De imaturidade emocional e, principalmente, hombridade. Opa, atenção: isso é apenas uma opinião ;)

Assim: não sou eu que digo o que é certo a ser feito na montanha, como se comportar, o que seja. Existem MILHÕES de pessoas que apreciam estar nas montanhas e muitas delas TRABALHAM para que uma série de preceitos e recomendações sejam seguidas. Respeito à montanha. Mais uma vez recomendo que acessem este link, com a Declaração do Tirol:

http://www.femerj.org/sobre-a-femerj/etica/144

Eu me baseio nisso, porque este documento é uma tradução em palavras do sentimento que nós apaixonados pela montanha temos conosco. Conhecer antes de criticar. Não, não gostamos de quem vai à montanha SOMENTE por louros, troféus ou fotos. Não, não gostamos de quem deixa seu lixo por lá. Estamos na montanha e cuidando dela por tempo suficiente para ter esta posição. E em vez de proibir, podemos EDUCAR. Olha que legal, né?

Tenho o maior prazer de apresentar as corridas de montanha as pessoas e quero, de verdade, mais e mais pessoas conhecendo este esporte. Mas que saibam que, mais que regras, as montanhas exigem respeito e possuem VALORES.

Já disse anteriormente e repito, em destaque abaixo:

"Atenção: correr na trilhas é apenas uma parte do que é uma vida nas montanhas. Tudo tem seu tempo, respeite os colegas e o ambiente e, principalmente, seja humilde. Se o seu maior orgulho é a chegada e não o caminho, se é o pódio/medalha e não o que viveu enquanto esteve na montanha, por favor, procure outro lugar pra querer impressionar alguém."

Valorizo bons debates e acredito que aprende-se muito com pessoas que não querem impor suas verdades, mas sim apresentar sua visão das coisas, respeitosamente. Tenho ótimos amigos com quem "me enfrento" eventualmente. Há um profundo respeito mútuo entre nós por este comportamento íntegro.

E é tudo profundamente muito, mas muito engraçado. Agora bora cuidar da minha vida, porque quem está cuidando não está fazendo direito, pois não entende NADA do que digo/faço. 

E claro, Volpão não é o Deus da Montanha. Mas quando está na montanha, Volpão conversa muito com Deus. Oremos, respeitosamente:

Desde o alto da montanha,


invoco ao Deus Sol e chamo-o com humildade.
Meus pés tocam a Mãe Terra, que nutre a minha tribo.
Deus Sol, Mãe Terra, salva a meu povo,


salva aos meninos, idosos e mulheres.
Que o Deus Sol te cubra,


para que as sementes plantadas,


cresçam em árvores com frutos sagrados,


para a evolução de meu povo.
Juntos, Deus sol e Mãe Terra


caminham para enfeitar a meu povo


com sua Luz e Prosperidade.
Hoje e sempre.



Índio Tunipaé. (Maio 2004).


Canalização Mónica Urzúa Ytier

Nenhum comentário:

Postar um comentário