fevereiro 10, 2022

Diário de Viagem Pati&Volpe - Férias 2022 - Dia 01

Sábado, 22 de janeiro de 2022.

Neste primeiro texto com o diário de bordo (infelizmente escrito algumas semanas após os eventos e sujeito, portanto, à omissões e esquecimentos) a ideia é tentar contextualizar o lance da viagem, além, é claro de contar como foi este primeiro dia. 

Nos meses anteriores acabamos por escolher a cidade de Paraty,  litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, como destino principal das nossas férias programadas para o início de 2022.

Com a Patrícia tendo seus treinos dedicados à natação em águas abertas e meu recente interesse por remar também em águas abertas, vimos este lugar como um ponto interessantíssimo para visitar e explorar as possibilidades da região. Águas transparentes (para não dizer esverdeadas), sol, calor e tudo aquilo que nem sempre encontramos no litoral aqui da Região Sul do Brasil. Além disso, em nossas férias anteriores tivemos a oportunidade de visitar Florianópolis e outras localidades do litoral sul. Logo, apontar a bússola para o norte e buscar águas mais quentinhas seria uma ótima ideia. E foi mesmo!

Saímos de Curitiba neste sábado 22 de janeiro aproximadamente às 10 da manhã tendo como destino do dia o Camping Recanto Caiçara, na Praia de Guaratuba (homônima à nossa aqui do Paraná) no município de Bertioga, Estado do Paraná. Pareceu-nos uma excelente localização, junto à barra do Rio Guaratuba, uma boa opção para a natação da Pati e uma eventual remada minha na manhã seguinte, antes de partirmos rumo à Paraty.

A viagem transcorreu com bastante tranquilidade até Registro-SP, pouco mais de 200 quilômetros de Curitiba e ponto escolhido para o almoço. Preferimos entrar na cidade e buscar um restaurante do tipo buffet, uma vez que as opções situadas à margem da Rodovia Régis Bittencourt não nos pareceram interessantes do ponto de vista de economia e de opções de cardápio.

Escolhido o restaurante com base nas avaliações do Google Maps, paramos para almoço sob um calor bastante opressivo, coisa de 34 graus com sensação térmica de quase 40. Imagine isso pra um Curitibano que ama o frio como este aqui que está escrevendo... Opção simples mas bastante saborosa: arroz, feijão e salada, basicamente. Voltamos à estrada para logo deixarmos a Régis Bittencourt e tomar a direção do litoral. Passamos por Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, desviamos Santos, Cubatão e Guarujá e, finalmente, entramos na Rio-Santos. Aqui, novidade para mim, a rodovia está sob administração estadual. E aqui também começou o trânsito mais intenso, principalmente na região conhecida como Riviera de São Lourenço.

Ali aproveitamos para fazer as compras de mercado em um chiquérrimo Pão de Açúcar (A Riviera de São Lourenço é uma praia para gente com muito mais dinheiro que nós. Ponto.). Já era final de tarde e seguimos para o destino final de hoje, o já mencionado Recanto Caiçara. 

O acesso foi um pouco confuso para nós, mesmo seguindo o Google Maps. Não sabíamos que o camping estava localizado em uma espécie de condomínio, com portaria e fiscalização de portaria. Na verdade essa portaria servia mais como uma intimidação para quem não conhece a região do que propriamente uma fiscalização e controle. Estranho para nós, pelo menos, aqui no Paraná não há nada do gênero.

Chegando no local do camping uma espécie de terror e pânico tomou conta da Patricia. MUITA gente e pouquíssimo controle de pessoas. Não havia uma entrada propriamente dita pro camping. Chegamos tentando achar uma vaga para o carro e para a nossa barraca em meio àquela multidão que havia acabado de retornar da praia sob o lusco fusco do anoitecer. Patrícia, mais do que eu, abomina este tipo de aglomeração, chegando até mesmo a sugerir que procurássemos outro lugar.

Imediatamente recordamos que estávamos no meio de um feriadão municipal da capital paulista (que fica a apenas 130 km do camping, aproximadamente). Logo, não haveria nenhum espaço mais vazio pela região.

Tentamos relaxar, montamos nossa barraca e fomos "reconhecer o terreno". Pelo menos haviam algumas regras bem rígidas com relação ao ruído e à ocupação dos espaços e aos poucos fomos nos "aclimatando". No fim das contas, acabou sendo uma estadia bastante agradável.

Neste mesmo final de tarde foi possível ainda ter um tempinho para ir ver a barra do rio e a praia de mar aberto. 

Acabamos por conseguir montar nossa barraca em um lugar tranquilo, com pontos de energia elétrica e até wifi.

Como saldo geral, a viagem neste dia foi bem tranquila e a estadia neste camping acabou sendo uma boa surpresa. Lugar muito bonito, com bastante gente mas que acabou não prejudicando a tranquilidade.

Preparado um breve jantar e prontos para dormir, discorremos ansiosos sobre o que o dia seguinte nos reservaria, com a natação no rio pela manhã, meu teste de 3Km de corrida e a sequência da viagem rumo à Paraty.

Seguimos!


Nós, as duas bikes e tudo o necessário para pedalar, nadar, remar e correr por 15 dias.

Final de tarde na Guaratuba Paulista.

Achamos um cantinho :)

Enfim, FÉRIAS!


Um comentário:

  1. Show de bola! Curto muito acompanhar as aventuras de vocês, nos diversos canais (na verdade dois: youtube e aqui hehe). Desde 2000 e bolinha... Gente normal fazendo o que a gente gosta de fazer. Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir