maio 21, 2009

Teste de Pisada em Belo Horizonte

Recebi e-mail na lista de discussão dos corredores de BH informando sobre a realização do teste aqui na terrinha. Para quem não sabe como funciona, trata-se e um aparelho que "lê" a pisada do atleta, como um scanner, informando qual o tipo do seu pé, se normal, cavo ou plano. Isso ajuda na escolha do tênis ideal.

O teste é gratuito e pode ser realizado em poucos minutos, com o interessado ainda levando um cd para casa com imagens do seu pezinho.

A máquina que faz o teste da pisada está disponível na loja Sports Hall do BH Shopping, ali pertinho. Nos dias de semana você pode fazer o teste enre as 13 e as 21 horas. Já aos sábados e domingos você pode fazer o teste das 14 às 20 horas.

No entanto é preciso fazer uma ressalva. Muito já foi dito sobre a validade destes testes sem acompanhamento de médicos e/ou fisioterapeutas da área. Testes como esses devem ser encarados apenas como indicativo da pisada do corredor, jamais como diagnóstico verdadeiro.
O colega corredor Marco Victor Hermeto comenta o que ocorreu com ele:

"Eu fiz este teste em duas ocasioes e o resultado foi pisada neutra. Comprei tenis para pisada neutra e comecei a ter dores terriveis no hálux (dedão e joanete) do pé direito e pouco no esquerdo. Depois de muito sofrimento, fiz a avaliação na Dr Fisio e concluimos que minha pisada era pronada grave... Daí o problema com o tenis para pisada neutra. Não foi uma experiencia boa... Recentemente, fiz o teste da pisada e uma avliação biometrica com o fisioterapeuta Fabricio (que só faz isso) e foi feita uma palmilha especial para mim. Posso usar qualquer tênis que tenha um contra-forte resistente agora (seja para pisada neutra ou não) e senti uma diferença absurda na pisada. E olha que só usava Asics Kayano, Mizuno Nirvana e Control 5... Portanto, é preciso ter cuidado com estas avaliações em maquinas de teste em massa."

Fica o alerta do colega, portanto.

Um grande abraço.

Um comentário:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Pepe, muito boa essa notícia do teste da pisada, eu fiz ela ano passado, num evento que rolou aqui no Rio de Janeiro, veja no link:

    http://jmaratona.blogspot.com/2008/04/circuito-de-corridas-mizuno-3-etapa.html

    Realmente temos que fazer mesmo é muito importante, e inclusive quando fiz deu pisada neutra e eu disse para a menina que como era possível se eu gastava a sola da borda externa, pois ela me disse que nem todos que gastam a sola externa era supinada, daí não satisfeito fiz outro teste em outro lugar e deu neutro também, depois que fiz esse teste e comecei a comprar o tênis certo para a minha pisada, não tive mais lesão nos pés. Agora o seu caso foi bem mais sério, foi um erro incontestável de quem fez o seu teste. Ainda bem que vc repetiu o teste em outro lugar.

    Um abraço,

    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir