maio 16, 2010

Considerações Pré-K42 Bombinhas Adventure Marathon

Nunca deixei de reparar nos comentários de atletas antes de provas importantes. Principalmente os amadores. Sempre rola uma desculpinha esfarrapada, para tirar um certo "peso" das costas. Lembro dos papos antes das largadas: "ah, to com uma dorzinha no joelho, não tenho treinado direito". Outra bem comum é: "Esse percurso não é minha especialidade". Tem também essa: "passei a semana com febre e vou correr só pra curtir". Também tenho as minhas desculpas, é claro. Neste momento, estou de olho em uma belíssima bolha que adquiri hoje. Ah, tem também um corte no dedão causado por uma pedra que entrou no meu tênis lá pela metade do treino do dia e resolvi ignorar.

Mas, se for comparar esta semana a anterior à K42 Bombinhas de 2009, tenho certeza que estou mais forte, mais treinado e com mais bagagem. Não faço longos de mais de 30Km há mais de um mês. Mas quem são esses treinadores sabichões, que dizem que longões de mais de 30Km é que preparam você para uma maratona? Seriam os mesmos que dizem que é absurdo correr mais que duas maratonas em um ano? Confio no meu taco e pronto.

Bicho esquisito esse, o tal do corredor. Cada vez me identifico menos com esse rótulo. Sinto-me cada vez mais um estranho nesse meio, já que não corro para chegar na frente e sim para chegar mais feliz e realizado. Reduzi drasticamente o número de competições, ao ver que gosto mesmo é de correr e não de competir. Cheguei ao ponto de pensar em competir, a partir de 2011, apenas na K42 Bombinhas, que é verdadeiramente minha corrida dos sonhos. Quero voltar a subir mais montanhas. Rodar de bike pelas roças que eu visitava nos anos 90, sem compromisso de performance. Viver mais intensamente, sem essa de "tem que correr isso e mostrar que você é o fodão que corre 84 Km em dois dias". Estou louco pra me enfiar em um rio ou uma represa e remar, com uma mochila e barraca, para acampar nas margens tranquilamente.

Busco me aventurar. Sem rótulos do tipo "sou corredor", sou "maratonista", sou "escalador", sou "ciclista". Rótulos são apenas isso: rótulos. Prefiro me concentrar no meu conteúdo. E dentro de mim está um montanhista, corredor, aventureiro, mochileiro, remador, ciclista e muito mais. Um ser vivo, capaz de fazer muito mais que contar quilômetros e calcular paces.

E por já ter me aventurado nos mares, nas montanhas, nos rios, nas paredes e nesse imenso playground que é o Planeta Terra, eu anuncio: Viva intensamente! Esteja aberto a novas possibilidades, novas atividades. Se joga, cara! E pare de olhar pro garmim, senão o buraco te engole. Ou o moço na esquina te diz: dá o relógio, mano!

Que venham as montanhas andinas, uma vez mais, em fevereiro de 2011!

Beijos e abraços!



"Padre Voador". Um rótulo...

3 comentários:

  1. ROOTS !!!
    A N I M A L !!!
    Vc falou tudo. Eu gosto de correr e não de participar de competições.
    Por essas e por outras que fico meio assim e começar a fazer triatlo.
    Mas, vou começar e ver o que dá.
    Gosto de pedalar, mas pelas ruas e parques. Ir na padaria ou no mercado de bike.
    Enfim, estamos juntos.
    Post sensacional!

    ResponderExcluir
  2. Isso ae! Xampa!

    Novos rumos se desenhando, e uma vida mais leve!

    Mete a cara no triathlon, aproveita a experiencia. Acho super valido! No minimo vc irá se divertir!

    Grande abraço e adeus aos rótulos :)

    ResponderExcluir
  3. resumiu tudo, correr por prazer, diversao, o importante é estar de bem com a vida. Parabens pelo post. abraços

    ResponderExcluir