fevereiro 25, 2021

Fechando Ciclo

Hola, que tal?

Olha só...não sou de reclamar da vida não. E também acho  que esse post não é bem uma reclamação, mesmo sabendo que se fazer de coitadinho dá Ibope.


Mas, carai, véio. Os últimos 12 meses foram uma sucessão inédita de lesões, doenças e imprevistos.


Começou no 01 de março de 2020, com uma torção do joelho direito, que já não tem o Ligamento Cruzado Anterior desde 2013. Foi no Morro Araçatuba e tive que vir praticamente a reboque por quase 2 km de trilhas. O que faria em 20 minutos de corrida levou 120 de caminhada arrastada e ainda cheio de dores.


Ok, consultas, exames, liberado pra correr em uns poucos dias e aí entra a pandemia de Covid-19. Mesmo sujeito aos julgamentos e dedos apontados, permaneci treinando corrida e ciclismo, ouvindo asneiras de todos os lados. Muitos achando que era puro egoísmo sair para pedalar, correr o risco de sofrer um acidente e ocupar o leito de alguém que estivesse precisando por causa do Covid-19. Estávamos ainda em março e abril, e ninguém poderia imaginar que quase um ano depois a situação dos hospitais é muito mais grave que naquela época e estes mesmos que criticavam na época, hoje vivem como se não houvesse amanhã em suas viagens, festas e "aglomerações do bem". 


Enfim, escapei ileso (até esta data) do vírus. Tendo o cuidado de não exagerar nas aglomerações, tentando manter alimentação natural (é bem difícil, confesso), com o máximo de atenção nas medidas preventivas.


E esse foi só o começo. Em maio veio infecção dentária (me afastou dos treinos por 3 semanas), em agosto uma lombalgia (mais duas semanas), em setembro uma queda de bike num treino (duas semanas sem correr e quatro sem pedalar devido às dores nas mãos), em dezembro um estiramento muscular e agora em janeiro e fevereiro de 2021 umas dormências estranhas na perna esquerda quando faço corridas mais rápidas.


Junta isso tudo a uma completa falta de vergonha na cara da minha parte em não fazer nem fortalecimento, nem alongamento e nem exercícios de mobilidade.


Chegou a hora de pagar o preço.


Mas quem me conhece, sabe. Não sou de reclamar. Tiro muito aprendizado disso tudo e parece que uma ficha caiu aqui nessa cabeça quase oca.


Crises geram oportunidades, dizem. E teve também muitos momentos bons, como as férias em Santa Catarina, os treinos de corrida no Velódromo de Curitiba com a Equipiazza (assessoria de corrida com pegada forte de montanha e que deixo de integrar temporariamente a partir de hoje), algumas montanhas e trilhas com ótimos amigos e com minha parceira de vida, ano novo no Guartelá e muito mais. É o famoso "confesso que vivi" de Neruda aqui explanado. Sim, 12 meses bem intensos.


Mas quero, DE VERDADE, virar essa chave a partir deste 01 de março e fazer a coisa certa, fazer o que tem que ser feito. Foco no prazer diário de manter o corpo ativo e a mente sã. Sempre em busca da verdade. E, assim, construir um futuro com um pouco menos de dor, cercado dos melhores.


Pra cima, cuidem-se e até breve!





Por um novo ciclo com muita pizza vegana nas montanhas com essa mulher!




E também muito café com paçoca em botecos rurais durante os pedais.






Sempre será mais sobre montanhas. E cercado dos melhores!




Sobre montanhas, trilhas, amizades verdadeiras e cervejas!

De preferência com mais montanhas nevadas como este Araçatuba em agosto passado.

4 comentários:

  1. Volpão, você tem muita bagagem, e vai bem seja qual a direção tomar...
    Um detalhe, sobre essa dormência na perna esquerda, não sei se tem relação, mas percebi num treino de velocidade no velódromo, você tinha maior flexibilidade, ou o tamanho da passada era maior, numa perna que na outra (não lembro qual exatamente, mas acho que a esquerda estava mais travada, não levantava tanto o calcanhar quanto da outra perna, não tinha tanta amplitude), enfim... fica só uma reflexão se há alguma relação, para então tentar corrigir, melhorar, evitar dor...
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom te ver aqui, meu parceiro! Sim. Com o diagnóstico que saiu de ruptura muscular (confirmado por imagem) no Ileotibial, resta-me parar por mais dois meses. Tô liberado somente para trotes leves e pedais sem fazer força. Eu JAMAIS deveria ter voltado a correr tão cedo após a lesão de dezembro. Mas...agora está feito e a motivação para recuperar de vez é grande. Em maio estarei de volta às montanhas, se Deus assim permitir. Grande abraço, bons treinos!!!

      Excluir
  2. Fala Mestre! Há tempos não lia um texto seu. Putz... que sucessão de acontecimentos hein?! Mas faz parte da vida, como se diz. Um ano atípico. Por aqui também. E agora sendo pai. Rs. Novas experiências e responsabilidades. Grande abraço! E sempre um prazer poder degustar de seus textos! Que tenha melhor sorte este ano! Tmj! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aloko!! Meus parabéns por esta nova fase meu chapa!!! Obrigado pelas palavras e pela força! 2021 tem sido um ano bom para estes aprendizados por aqui. Grande abraço, bons treinos aí!

      Excluir