Pular para o conteúdo principal

Diário de Viagem Pati&Volpe Férias 2022 - Dia 03

 Segunda, 24 de janeiro de 2022.


Se tem algo absolutamente obrigatório a ser feito quando se pensa em praticar caminhada, corrida ou bike numa região com a de Paraty; é acordar cedo.

O sol abrasador das 7 da manhã já é o suficiente para provocar um desgaste muito maior do que aquele que sofremos aqui em terras dos planaltos paranaenses. Então acordamos antes ainda e por volta de 6:30 já estávamos no caminho escolhido.

Para o o primeiro dia pensamos em fazer a trilha que comentei no post anterior, que leva à Pedra Cabeça do Índio passando pelas Piscinas Naturais do Cachadaço.

Sem jamais ter pisado antes na região, tivemos como munição o App Wikiloc em nossos aparelhos celulares. No meu caso, a versão paga, permite que você siga uma trilha baixada anteriormente e disponha de mapas offline. Logo, não precisa de sinal de internet parta navegar com um pouco mais de segurança.

A trilha em seu início é bastante fácil de se encontrar e de se percorrer. E em pouco menos de 30 minutos entre corrida e caminhada estávamos neste paraíso abaixo.






Impossível que as fotos traduzam a beleza que somente ao vivo podemos apreciar. Mesmo assim, é claro que fizemos dezenas de fotos e vídeos.

O bacana de ir cedinho é que por lá encontramos apenas um casal (que coincidentemente estavam acampados lá no Na Praia Camping também) e um outro trekkeiro solitário. O relógio mal passava das 7 da manhã e o calor já era bastante forte.

Obviamente caímos na água para uns mergulhos e em seguida partimos rumo à Pedra da Cabeça de Índio. Aqui, trilha um pouco mais longa e mais fechada, mas bastante tranquila de navegação, sem bifurcações ou roubadas.

Da Vila de Trindade até a Pedra são pouco menos de 5 quilômetros que em nosso passo se traduziu em pouco mais de uma hora de atividade (descontadas as paradas, é claro).

Lá na Pedra, só nós dois e o marzão a perder de vista. Um lindo dia. Breve lanche, muitas fotos, inclusive aquela clássica e voltamos à mata e à umidade sufocante da trilha.




Como o retorno seria feito pela mesma trilha da ida, decidimos passar novamente nas piscinas Naturais e aí o que encontramos foi o turismo de massa. Gente chegando em barcos e tudo. Mesmo assim curtimos um pouco por ali, novo banho para um refresco e partimos rumo Trindade.



Atividade esportiva da manhã realizada com sucesso, hora de comprar cerveja, preparar um almoço e repousar sob a sombra das árvores e a brisa do mar.


Ali no camping o forte calor não era problema.

E assim passamos o início da tarde, realmente vivendo o que chamamos de férias. Dolce Far Niente

Por mais que os quase 10 quilômetros do trekking e corrida da manhã pareçam pouca coisa analisando a frieza dos números, a sensação foi de bastante esforço. Mesmo assim a Pati se empolgou para dar umas braçadas nas belíssimas águas de Trindade no final da tarde. Fiquei somente nas fotos, cansado que estava. E assim finalizamos mais esse dia incrível.





E já com ideias para os próximos, é claro.

Abraços e até o próximo texto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Specialized Hardrock Sport Anos 90

Oi! Com esta bike consegui, de certa forma, realizar um sonho de adolescência: pedalar uma mountain bike com quadro de cromo-molibdênio e geometria clássica dos anos 90. A bem da verdade, lá por 1996 eu pedalei por alguns meses com uma Scott Yecora e mais recentemente, em 2014 uma Trek Antelope 800. Mas ambas tinham apenas os três tubos principais em cromoly. Esta Specialized Hardrock Sport eu consegui na Jamur Bikes, sendo trazida recentemente dos Estados Unidos pelo próprio Paulo Jamur (proprietário da loja e meu boss), que se encantou pela bike e seu estado de conservação. Quando ele colocou a bike à venda na loja, não me fiz de rogado. Era a chance de ter uma bike em cromoly e praticamente original dos anos 90. Na verdade comprei esta bike como alternativa para transporte urbano, uma vez que a Format 5222 (da qual pretendo fazer uma apresentação em post futuro) que "gravelizei" eu pretendia deixar somente para atividades esportivas. Mas gostei

Uma das mudanças em curso para 2020

Oi! Acho que um dos maiores aprendizados e uma das maiores decisões para 2020 foi focar no foco. Engraçado isso né? Focar no foco.  Preciso de foco. Com foco e direcionamento eu consigo ser mais consistente nos propósitos, ao mesmo tempo consigo extrair maior diversão dessa grande aventura que é viver e também sentir-me vivo e produtivo. No esporte, como você deve estar percebendo, o foco está nas corridas em montanha para 2020. E como sempre vai ser mais sobre montanhas que sobre corridas, não se trata de competir em provas de corrida em montanha (apesar de já estar inscrito em uma e ter ideias de correr mais duas outras apenas). É mais sobre estar nas montanhas, correndo. Sozinho, com amigos, não importa. Estar nas montanhas é a ideia. Assim sendo, decidi desfazer-me da minha bike esportiva, aquela que me acompanhou por praticamente dois anos de muito prazer nos pedais e na sua customização. Hora dos caminhos se separarem e direcionar minha veia esportiva àq

Nova Bike Kode Straat - Uma boa opção para montar uma Gravel Bike

Senhoras e senhores, tudo bem com vocês? Poxa, que bike da hora! Recebemos aqui na Jamur Bikes e já fiquei de olho grande. E adianto, já garanti a minha! Sim, a Kode Riff 70 vai retornar à proposta para a qual foi concebida (MTB 27.5 polegadas) no futuro (poca plata por ora) e vou apenas colocar o guidão drop e trocadores STI na nova Kode Straat. Vejam a imagem abaixo, retirada do site do fabricante, bem como sua geometria: Não parece ser muito apropriada para montar uma Gravel que é quase Gravel? Um top tube mais parecido com as speeds do que com as MTBs, um clearance menor na passagem das rodas, passagem dos cabos interna e outras características me levam a crer que esta bike pode andar muito confortavelmente entre estradões de cascalho (gravel roads) e asfalto, ou mesmo trilhas leves. Bora fazer essa alteração. Abaixo um vídeo mostrando a bike como ela vem de fábrica, original. E aqui a ficha técnica: - Quadro em alumínio 6061. - Garfo: Alumínio.