Pular para o conteúdo principal

Uns dias afastado

14 dias após minha última sessão de corrida, de volta. A segunda gripe mais intensa da minha curta história (tive H1N1 em 2018 e foi o bicho!). Na pandemia de Covid passei batido, não tive nada. Em 2022 tive uma gripe um pouco mais forte e no começo deste 2024 também. Observei agora que esses episódios sempre estão ligados a um abrupto aumento de carga de treino, mesmo com uma boa alimentação, bom gerenciamento de estresse e bom descanso (sono).

Ou seja uma balança que desequilibra, o tripé treino-descanso-alimentação que desregula.

Nesta quarta-feira 13 de novembro consegui fazer pouco mais de 40 minutos de corrida no Passeio Público, onde consigo praticamente eliminar o asfalto correndo pelas trilhazinhas e é bastante verde, lugar muito aprazível de correr. Ainda alguma tosse e alguma falta de ar, mas dentro do normal e aceitável.

A proposta é retomar bem de leve, não buscar correr longas distâncias no próximo ano, focar em melhorar um pouco a velocidade nas distâncias até 21km em asfalto, usar a bike como meio de transporte e eventual treino de Z1/Z2.

Domingo tem a Meia Maratona de Curitiba e decidi ir lá correr e me divertir, sem expectativas de baixar meu tempo (minha mais recente meia maratona eu fiz em 2022 em pouco mais de 2 horas cravadas).

Aproveitei esses dias também para profundas reflexões a respeito de diversos aspectos da minha vida (não apenas no âmbito esportivo, mas também no pessoal e no profissional). É bom levar um "sustinho" né? Delirar a 39 graus de febre mexe com alguns neurônios, certamente. Distanciar também do tóxico ambiente do Instagram também me fez muito bem. Cada vez mais vejo aquilo lá também como uma infecção, um vírus ou bactéria que nos faz muito mal. Nos 5 dias em que estive febril e afastado do trabalho eu praticamente não usei o celular não fosse para ler sites de notícias (o que não é muito positivo também). Quando voltei a acessar as redes, senti um estranhamento. Isso foi legal. 

Eu trabalho com mídias sociais, sou o responsável pelas redes da loja de bicicletas em que trabalho e acho que já tenho uma cota suficiente de coisas bobas para ver brevemente no feed aleatório que me aparece por lá. Agora quando abro meu Instagram particular, ele entrega gente aleatória demais e não quem eu gostaria de me sentir próximo.

Aliás, ao estar ausente das redes me fez observar isso também: todos que te conhecem estão tão preocupados vivendo suas próprias vidas que, se você não posta nada, não compartilha o seu "dia-a-dia", você se torna "esquecível".

Isso não é um problema, pelo contrário. Sou adepto do "importante mesmo é cada um cuidar da sua própria vida". O pequeno círculo de pessoas próximas e amigas me basta, inclusive bastante carinho recebido do pessoal da loja, colegas de trabalho e clientes.

E assim, pronto para "esquecer" o 2024 esportivo, vou em frente porque acho que sei exatamente o que não fazer para o próximo ano ser melhor.

Fico contente em poder compartilhar e que acompanhem também por aqui no blog.

Grande abraço e corre que o ano está acabando :)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Specialized Hardrock Sport Anos 90

Oi! Com esta bike consegui, de certa forma, realizar um sonho de adolescência: pedalar uma mountain bike com quadro de cromo-molibdênio e geometria clássica dos anos 90. A bem da verdade, lá por 1996 eu pedalei por alguns meses com uma Scott Yecora e mais recentemente, em 2014 uma Trek Antelope 800. Mas ambas tinham apenas os três tubos principais em cromoly. Esta Specialized Hardrock Sport eu consegui na Jamur Bikes, sendo trazida recentemente dos Estados Unidos pelo próprio Paulo Jamur (proprietário da loja e meu boss), que se encantou pela bike e seu estado de conservação. Quando ele colocou a bike à venda na loja, não me fiz de rogado. Era a chance de ter uma bike em cromoly e praticamente original dos anos 90. Na verdade comprei esta bike como alternativa para transporte urbano, uma vez que a Format 5222 (da qual pretendo fazer uma apresentação em post futuro) que "gravelizei" eu pretendia deixar somente para atividades esportivas. Mas gostei ...

Só o CUme Interessa - Piada Escrota

Bah, nem é piada. Acho que isso se chama cacofonia, que é quando alguma coisa dita de um jeito dá a entender que é outra coisa. Entendeu? Ah, eu também não, hehe. Enfim, não é o que importa. To escrevendo essa parada, porque li um post no blog que os colegas Bonga e Tonto montaram para divulgar sua expedição no Ama Dablam, uma das mais belas e cobiçadas montanhas do Himalaia. Este cume não é dos mais elevados nem dos mais tecnicamente exigente. Mas o Ama Dablam é lindo! Quem não gostaria de pisar em um cume assim? Lindo, majestoso, imenso... Confira abaixo: Pois é... com seus quase sete mil metros trata-se de uma cobiçada montanha, objeto de desejo de muitos. Porém, o que rola desde princípio dos anos noventa são os turistas de montanha. Nada contra eles, pelo contrário. Servem para impulsionar uma atividade ecologicamente correta, movimentar economia, transferir renda e trazer qualidade de vida para quem pratica e/ou depende dela. Porém, tudo em exagero tem um porém - to meio engraç...

Nova Bike Kode Straat - Uma boa opção para montar uma Gravel Bike

Senhoras e senhores, tudo bem com vocês? Poxa, que bike da hora! Recebemos aqui na Jamur Bikes e já fiquei de olho grande. E adianto, já garanti a minha! Sim, a Kode Riff 70 vai retornar à proposta para a qual foi concebida (MTB 27.5 polegadas) no futuro (poca plata por ora) e vou apenas colocar o guidão drop e trocadores STI na nova Kode Straat. Vejam a imagem abaixo, retirada do site do fabricante, bem como sua geometria: Não parece ser muito apropriada para montar uma Gravel que é quase Gravel? Um top tube mais parecido com as speeds do que com as MTBs, um clearance menor na passagem das rodas, passagem dos cabos interna e outras características me levam a crer que esta bike pode andar muito confortavelmente entre estradões de cascalho (gravel roads) e asfalto, ou mesmo trilhas leves. Bora fazer essa alteração. Abaixo um vídeo mostrando a bike como ela vem de fábrica, original. E aqui a ficha técnica: - Quadro em alumínio 6061. - Garfo: Alumínio....