Salve!
Segue abaixo algumas informações que podem ajudar caso alguém queira se bandear pros lados de São Luiz do Purunã pedalando, relato que rolou no post anterior.
1-) Cuidado com a saída de Curitiba. Na maior parte dos casos ela é feita pela BR-277 sentido interior, iniciando pelo Parque Barigui. A região apresenta um grande fluxo de carros e muitas saídas e entradas da rodovia. Estes são os trechos críticos, onde se deve ter muita atenção com os motoristas que passam zunindo a poucos metros do ciclista. Sim, existe acostamento, mas mesmo assim vale ficar bem no cantinho... Não tenho informações sobre relatos de assaltos na região. Com alforges a coisa complica um pouco mais para o pretenso ladrão, já que a bike estará consideravelmente mais pesada e desequilibrada. No entanto, vale ficar sempre ligado e evitar pedalar sozinho, principalmente as moças.
2-) Não ande lado a lado com outro ciclista. Um dos maiores prazeres de sair por aí de bike é conversar, trocar idéias. Mas nas rodovias muito movimentadas isto é um perigo. O acostamento, em geral é estreito, o deslocamento de ar proveniente da passagem de carretas pode lhe derrubar caso esteja distraído e fica mais difícil desviar de algum obstáculo que porventura apareça. Deixe a prosa para quando o pedal chegar na estrada de terra.
3-) Comer é na Jusita. Marque consigo este lugar. Polenta com queijo e linguiça por apenas 12 reais. Prato na medida para não empanturrar e para te dar uma energia extra antes de subir a Serra de São Luiz. Grande variedade de produtos coloniais, vinhos, doces, geléias... uma tentação! Veja isto:
4-) A Subida da Serra de São Luiz. O desnível não é assim tão grande. Uns 300 metros no máximo. A subida é constante e ten uns 5 km. Em boa parte dela há acostamento e apenas nos trechos mais íngremes que surge a terceira faixa, onde competimos pelo espaço com as carretas mais lentas. Fique no cantinho, relaxe e aprecie o fumaceiro dos escapamentos. Dura pouco.
5-) No vilarejo de São Luiz do Purunã tem um mercadinho na rua principal que dá conta do recado para emergências gastronômicas. Bom apetite.
6-) Pedalar nas estradas de terra da região é uma beleza. Independente de onde você vá por lá, qualquer que seja seu destino nos Campos Gerais, a tônica é: paisagens belíssimas, estradas de terra com muito sobe e desce, sol forte (em dias claros, óbvio) e muita diversão.
7-) Pernoitamos no Rancho Ventania. Entre em contato via e-mail com o Ralf e visite seu site. Conversamos com ele e tivemos um convidativo gramado para armar a barraca, com direito a chuveiro quente, banheiro e outras mordomias para quem é acostumado a acampar nas montanhas, cagar no mato e se limpar com lenços umedecidos. Pela noite, o Rancho serve uma pizza de lamber os beiços. Vale muito a pena. Coisa fina!
8-) Use equipamentos de qualidade. Use alforges de qualidade. Meu Deuter Rack Pack é insuperável! Vale cada real, pois você sente-se seguro e confiante no equipamento. Material leve, durável, prático, funcional e bonito. Você compra e gasta sua grana apenas uma vez. Com a barraca, também estou plenamente satisfeito. A Azteq Minipack é a barraca do cicloturista. Levíssima - 1.750 gramas - e abriga duas pessoas sem neuras.
9-) Mantenha sua bike sempre bem revisada. Eu e a Ana Barbara pagamos o preço da imprudência. Nossas bikes já estavam precisando de uma revisão e apresentaram pequenos problemas no câmbio dianteiro. Coisa simples de resolver, mas que poderia ter sido evitado se mantivéssemos a bike sempre tinindo.
10-) Google, google e google. Pesquise, pesquise muito. Você vai achar de tudo na net. Lugares para visitar, comer, acampar, dormir, pedalar, aprender, enfim. Absorva o maior número possível de informações, o que traz muito mais segurança em sua investida na região.
Grande abraço!
dicas preciosas, George!
ResponderExcluiressa do Google, então, é tudo! porque às vezes a gente fica se amarrando (eu rss) dizendo "ah, mas eu não sei pra onde ir", "se é seguro", "onde acampar".... dá pra fazer o roteiro com a maior tranquilidade, só pesquisando:)
e pra quem mora por aí, caramba! cê deu tudo mastigadinho!
assim tá bom:)
beijão!
Valeu Elis! A idéia é bem essa: gerar conteúdo que possa inspirar =)
ResponderExcluirBeijão!