dezembro 27, 2021

Montanhismo Leve e Rápido - Pico Ciririca Express!

Hola, hola, que tal?

Eu e minha super amiga Patrícia Moresco nos jogamos rumo Pico Ciririca, conhecido exageradamente aqui na região como o "K2 paranaense" no Boxing Day, 26 de dezembro de 2021. 

Eu já havia estado lá anteriormente por dez vezes, sendo duas delas fazendo aquilo que chamam por aqui de Montanhismo de Ataque (acho um nome muito pesado, ataque me lembra violência) ou Bate-e-Volta. Prefiro o conceito cunhado décadas atrás no exterior: Light & Fast, em tradução literal, Leve & Rápido.

Não é de hoje que eu me identifico bastante com esta forma de abordar uma atividade a pé em montanhas. Não me sinto mais tão atraído em carregar mochilas pesadas, cheias de equipamentos e suprimentos para muitos dias ou muitas horas. Prefiro me deslocar rapidamente, curtindo da mesma forma cada instante na montanha e me desafiando a encarar novos objetivos esportivos.

É uma maneira diferenciada de praticar atividade em montanha que se posiciona entre o trail running e o trekking tradicional em montanha. Como geralmente as trilhas são muito travadas, técnicas e íngremes para corridas contínuas e a velocidade de deslocamento é superior àquela comum aos praticantes de trekking, podemos colocar o Light & Fast nesse meio do caminho.

O montanhismo leve e rápido vai muito além de apenas ter um bom preparo físico e conhecimento de montanhas. É preciso pensar nas estratégias alimentares, de hidratação, pontos de fuga, estudo apurado da geografia da região e muitas outras variáveis para que a atividade seja segura e prazerosa. 

Nesta atividade, perfizemos aproximadamente 14 quilômetros (segundo meu Polar Git X, no Garmin da Patrícia bateu 16 km, diferença considerável), com 1.920 metros de desnível positivo e 7h34 minutos de atividade no tempo bruto (ficamos no cume por 20 minutos). Foi minha décima primeira vez neste cume, sendo a primeira delas em setembro de 2002. A última havia sido em agosto de 2015, quando fiz em pouco mais de 9 horas e meia este mesmo trajeto.

Estava um dia maravilhoso, temperatura bem amena no início da jornada, 14 graus, e que se deu pouco antes das sete da manhã. A ideia era realmente fazer rápido para retornarmos antes das costumeiras pancadas de chuva de meio de tarde. E aí temos mais uma boa razão para abraçar a ideia do light & fast: quando vamos rápido, temos menos tempo de exposição aos elementos.

Quando a chuva e os fortes ventos vieram nós já estávamos de volta à base, a Fazenda Chácara Bolinha, início desta e de outras trilhas na região da Serra do Ibitiraquire. E ainda recepcionados pela minha esposa Patrícia Fontana, que surpresa agradabilíssima!

Imagens contam melhor um pouco dessa história e deixo abaixo um pouco delas.






Essa foto é especial. Registro da Patricia Fontana ao ver nosso retorno do rolê.

Um grande abraço a todos e um excelente 2022.


Por George Volpão - Todos os Direitos Reservados


Siga-me nos canais:


Blog: www.georgevolpao.com.br


Strava: http://www.strava.com/athletes/georgevolpao

Spotify: https://open.spotify.com/artist/1cFDekjlePO6CMsrYEZY71


========================= // =======================

Nenhum comentário:

Postar um comentário