dezembro 28, 2021

Umas últimas palavras e imagens sobre o Ciririca deste final de 2021

 No ar um vídeo contando um pouquinho do que foi o Ciririca Express deste domingo com a queridíssima e sem mimimi amiga Patrícia Moresco. Porque, falando a real, nesta montanha não há espaço e nem razão para mimimi.

É pura Serra do Mar paranaense, quase como no tempo dos pioneiros. É montanha, é selvageria, é lama, é rio, é fita que sumiu das árvores, é bifurcação errada, é subida dura, descida mais dura ainda, é hora atrás de hora de progressão firme, deixando o mato rasgar a pele sem dó.

Mas é também para quem sabe apreciar, respeitar e, literalmente, se ajoelhar diante de tanta beleza e da oportunidade que temos hoje. Estamos cercados de conforto, tecnologias e vantagens que os verdadeiros heróis do montanhismo paranaense lá do século passado não contavam e nem precisavam. Minha mais absoluta gratidão a esses caras que descobriram estas cumeadas, abriram estas trilhas no instinto, na bússola, no facão e com muita força de vontade. Recomendo a leitura deste incrível livro que ilustra a última imagem do post.

Hoje somos meros frequentadores, abençoados que somos por poder visitar trilhas e paisagens que estes verdadeiros homens da montanha conquistaram. Eles são os conquistadores. Sem troféus, nunca se importaram com isso. 

Outro cara do século passado que é referência para mim e que igualmente escreveu um livro maravilhoso é o autor deste texto que tantas vezes já coloquei aqui neste espaço, o cazaquistanês Anatoli Boukreev.

"Montanhas não são estádios onde eu satisfaço a minha ambição, são as catedrais onde eu pratico a minha religião… Eu vou a elas como os seres humanos vão aos templos. De seus altivos píncaros eu vejo o meu passado, sonho do futuro e, com uma acuidade incomum, eu vivo a experiência do presente momento… A minha visão clareia, minha força renova. Nas montanhas celebro a criação. Em cada viagem rejuvenesço.”

Anatoli Boukreev

Assim despeço-me neste texto extra e inesperado antes do final de 2021.

Abraços e excelente 2022 a todos. 









Livro Puro Montanhismo, de Julio Cesar Fiori e Henrique Schmidlin, o Vitamina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário