outubro 30, 2009

Sobre os fracassados


Acredito fielmente nisso em particular: Sonhe grande, realize grande. Sonhe pequeno, realize pequeno. Coloque objetivos verdadeiros, duros, instigantes. Nada de falsa modéstia, complexos de inferioridade.

Para muitos a Volta Internacional da Pampulha ou as provas de modinha são uma grande realização. Essas provas devem ser sonhadas e realizadas por quem as sonha. Porque como ja dizia Amyr Klink: Nunca desdenhe dos sonhos, porque só nós sabemos o quanto custa sonhá-los.

Neste 2009 segui todos os meus sonhos esportivos e digo de boca cheia que os realizei. Dizem os "experts" de internet e da ciência que maratona agride o corpo. Fazer duas maratonas num intervalo de 48 dias? Impensável. Mas fiz, sendo uma delas em trilhas, o que para alguns chegou a soar como um passeio, dada a "lentidão" da prova. Dois meses depois fiz uma ultramaratona em trilhas, a coisa mais dificil que poderia pensar fazer em minha curta carreira de corredor. 84 Km em quase 16 horas. Dois dias de jogos mentais (Mind Games, já dizia John Lennon). Dois dias onde comprovei tudo aquilo que eu lia nos livros. O limite está dentro de você. Ou você é Homem (ou Mulher) suficiente pra ir até o fim ou não, de aceitar que a dor vai vir e mesmo assim vc não irá desistir. Você entende que é capaz de tudo, tudo mesmo, que só depende de você.

Inventar desculpas é fácil demais: não tenho tempo, estou cansado, não tenho dinheiro, meu equipamento é uma porcaria... Fácil demais isso. Fácil e covarde. Não sou nem nunca fui covarde. Já perdi batalhas, como todos nós. Já abandonei corridas, já desisti de projetos. Mas isso jamais me abalou. Sempre via esses "fracassos" como oportunidades. Uma chance vinda dos céus para eu me superar quando me reerguesse.

Sempre levantei e sempre voei alto. Pois se alguns dizem que quanto mais alto o vôo maior o tombo eu respondo na cara deste fracassado: Posso até cair de um ponto mais alto, mas a vista é muito mais bela!

Voem alto, iniciantes e experientes, os com tempo ou os sem tempo, os atletas de final-de-semana e os competitivos. Cada um na sua...é tudo que tenho a dizer.

Abraços e ótimo final de semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário