outubro 03, 2009

Um pouco sobre o Desafio Praias e Trilhas

Bem, havia escrito no post anterior que discorreria algumas linhas sobre o Desafio Praias e Trilhas, prova que irei participar dentro de 3 semanas.

Esta é uma prova única no Brasil, que consiste em correr duas maratonas em dois dias consecutivos. Outro diferencial é que o percurso desses dois dias são feitos preferencialmente fora do asfalto, bem ao meu gosto. Confira abaixo como funciona isso:

O percurso total tem 84km (todo medido com GPS), 42,2 Km por dia.

1º dia:
21,3 km de praias,
14,8 km de trilhas,
5,0 km de estradas.

2º dia:
21,6km de praias,
17,2 km de trilhas,
1,6 km de estradas,
0,9 km de dunas,
0,9 km de costão.

No meu caso será um desafio e tanto. Em meu primeiro ano encarando distâncias realmente longas, a Praias e Trilhas será mais um "dream come true". 2009 realmente se revela um ano extremamente especial. Concluí minha primeira maratona (no Rio de Janeiro) e 47 dias depois concluí minha primeira prova com essa distância em terrenos acidentados (a K42 Bombinhas). Com a Praias e Trilhas realizarei duas maratonas em dois dias consecutivos, e isso em terrenos irregulares.

Abaixo um texto sobre a prova, retirado do site oficial do evento:


Correr, andar,pular,escalar e se deslumbrar são as atividades comuns a esta prova.
São 84 km em dois dias (sendo uma maratona em cada dia) num percurso que inclui trilhas na mata, costões de praias , areia e chão batido. O Desafio Praias e Trilhas é considerada a prova mais difícil do Brasil no gênero.
Este evento surgiu depois de nossa participação no Verdon Trail Aventure no
sul da França, que é uma prova de 3 dias pelas gargantas do Rio Verdon. No primeiro ano houve a participação de 83 atletas, de diferentes regiões do Brasil, além da França, Portugal e Uruguai. É uma das provas mais importante no cenário de corridas do Brasil e também do exterior.
A prova é árdua e o atleta precisa se preparar para enfrentar um percurso difícil
e com temperaturas elevadas.
Se você nunca participou de um desafio como este, pois então crie coragem, e tenha uma experiência única. Será uma corrida inesquecível em Florianópolis.


Na real, essa prova cruza a Ilha de Santa Catarina de sul a norte. A largada do primeiro dia será na Praia da Caieira da Barra do Sul e a chegada na badalada Praia da Joaquina. O segundo dia larga no mesmo local e termina na Praia de Ponta das Canas.


Clique na imagem para ampliar e visualizar o trajeto.


a prova conta com um tempo-limite bem tranquilo, com 10h30 minutos para concluir o trajeto em cada um dos dias. Espero não precisar disso tudo... Considerando que concluí a K42 Bombinhas em 5h47min e cheguei inteiro, sobrando mesmo, penso em fazer em 7 horas cada um dos dias. Estaria ótimo para mim. O que vier além disso será lucro. Vale lembrar que os comentários são que o trajeto da K42 é mais duro que cada uma das maratonas da Praias e Trilhas.

Enfim, sigamos treinando. Neste final de semana serão dois treinos de 24 Km, com pelo menos 500 metros de desnivel positivo acumulado, pra botar força nas pernas mesmo. Este sábado concluí tranquilo, apesar de ter errado na alimentação ao tentar me alimentar apenas de GU e água, contrariando aquilo que já comprovei funcionar para mim: amanditas, amendoin salgado e água de côco. Corridas longas é isso mesmo: não tem essa de comer carboidrato de cientista. O que vale mesmo é comida de criança, com gordura saturada mesmo e açúcar.

Que venha o domingo e seus 24 km de subidas.

Um grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário