Pular para o conteúdo principal

Transvulcania 2014


Olá!

Neste final de semana, mais precisamente às seis horas de sábado, 10 de maio (horário local) acontecerá a largada da Transvulcania (também conhecida como TUV) na Ilha de La Palma, Arquipélago das Canárias, Espanha. Seu percurso, lindíssimo por sinal, conta com aproximadamente 83 quilômetros e desnível positivo de pouco mais de 4.400 metros.

Vai ser interessante observar e acompanhar os pegas e o nível do pessoal que estará lá:

Kilian Jornet (campeão em 2013 e 3º colocado em 2012), um dos grandes nomes do esporte;
Luis Alberto Hernando (vice em 2013), com uma ótima temporada de 2013 em provas longas;
Dakota Jones (campeão em 2012), com boas participações em 2013 (vice na U.R.O.C., por exemplo).
Sage Canaday (terceiro em 2013), que acabou de vencer a Tarawera Ultramarrathon na Nova Zelândia, semanas atrás.
Tim Olson; terceiro na Transgrancanaria em março deste ano.
Xavier Thevenard, o francês campeão do Ultra Trail du Mont Blanc, entre outros ótimos resultados em 2013. 

No feminino, destaco a presença de Emilie Forsberg, que venceu em 2013; de Núria Picas que acaba de faturar a Ultra Trail du Mont Fuji duas semanas atrás e de Anna Frost que levou em 2012. Frost vem de um ano complicado recuperando-se de seguidas lesões. Porém, no final de 2013 correu uma consistente The North Face Endurance Challenge San Francisco conquistando a oitava posição em seu retorno às competições, ainda longe de sua melhor forma.

Luis Hernando (esq.), Kilian Jornet (centro) e Sage Canaday (dir.), os top 3 em 2013 na Transvulcania.
(foto:divulgação)


Esta será verdadeiramente a primeira neste ano para ver se Kilian Jornet ainda é sobre-humano (alguém duvida?), já que estará vindo de uma temporada sobre esquis (assim como Forsberg, Luis Hernando e Thevenard. Outros grandes atletas estarão presentes, infelizmente nenhum brasileiro de ponta.

Aí está uma bela prova para nós, amadores que somos, experimentarmos um dia.

Abaixo, um vídeo do que foi a edição 2013 deste evento.

Abraços, ótima terça a todos.


=================


PS: Atualização 08 de maio: Núria Picas desistiu de correr a Transvulcania. Irá privilegiar sua participação no Ranking da Ultra-Trail World Tour, correndo a TNF 100 Austrália em algumas semanas.





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Specialized Hardrock Sport Anos 90

Oi! Com esta bike consegui, de certa forma, realizar um sonho de adolescência: pedalar uma mountain bike com quadro de cromo-molibdênio e geometria clássica dos anos 90. A bem da verdade, lá por 1996 eu pedalei por alguns meses com uma Scott Yecora e mais recentemente, em 2014 uma Trek Antelope 800. Mas ambas tinham apenas os três tubos principais em cromoly. Esta Specialized Hardrock Sport eu consegui na Jamur Bikes, sendo trazida recentemente dos Estados Unidos pelo próprio Paulo Jamur (proprietário da loja e meu boss), que se encantou pela bike e seu estado de conservação. Quando ele colocou a bike à venda na loja, não me fiz de rogado. Era a chance de ter uma bike em cromoly e praticamente original dos anos 90. Na verdade comprei esta bike como alternativa para transporte urbano, uma vez que a Format 5222 (da qual pretendo fazer uma apresentação em post futuro) que "gravelizei" eu pretendia deixar somente para atividades esportivas. Mas gostei

Nova Bike Kode Straat - Uma boa opção para montar uma Gravel Bike

Senhoras e senhores, tudo bem com vocês? Poxa, que bike da hora! Recebemos aqui na Jamur Bikes e já fiquei de olho grande. E adianto, já garanti a minha! Sim, a Kode Riff 70 vai retornar à proposta para a qual foi concebida (MTB 27.5 polegadas) no futuro (poca plata por ora) e vou apenas colocar o guidão drop e trocadores STI na nova Kode Straat. Vejam a imagem abaixo, retirada do site do fabricante, bem como sua geometria: Não parece ser muito apropriada para montar uma Gravel que é quase Gravel? Um top tube mais parecido com as speeds do que com as MTBs, um clearance menor na passagem das rodas, passagem dos cabos interna e outras características me levam a crer que esta bike pode andar muito confortavelmente entre estradões de cascalho (gravel roads) e asfalto, ou mesmo trilhas leves. Bora fazer essa alteração. Abaixo um vídeo mostrando a bike como ela vem de fábrica, original. E aqui a ficha técnica: - Quadro em alumínio 6061. - Garfo: Alumínio.

Só o CUme Interessa - Piada Escrota

Bah, nem é piada. Acho que isso se chama cacofonia, que é quando alguma coisa dita de um jeito dá a entender que é outra coisa. Entendeu? Ah, eu também não, hehe. Enfim, não é o que importa. To escrevendo essa parada, porque li um post no blog que os colegas Bonga e Tonto montaram para divulgar sua expedição no Ama Dablam, uma das mais belas e cobiçadas montanhas do Himalaia. Este cume não é dos mais elevados nem dos mais tecnicamente exigente. Mas o Ama Dablam é lindo! Quem não gostaria de pisar em um cume assim? Lindo, majestoso, imenso... Confira abaixo: Pois é... com seus quase sete mil metros trata-se de uma cobiçada montanha, objeto de desejo de muitos. Porém, o que rola desde princípio dos anos noventa são os turistas de montanha. Nada contra eles, pelo contrário. Servem para impulsionar uma atividade ecologicamente correta, movimentar economia, transferir renda e trazer qualidade de vida para quem pratica e/ou depende dela. Porém, tudo em exagero tem um porém - to meio engraç