novembro 11, 2014

Alpinrunning - Uma nova modalidade? E eu com isso?

Estudioso e curioso do Budismo que sou, lidar e entender a transitoriedade das coisas nunca foi meu problema. Mais do que "estar na moda" ou "pegar a última onda", vivi sempre motivado em buscar o que me faz bem e àqueles que estão comigo.

Não sei se admiro e se alimento repugnância àqueles que por décadas e mais décadas se atém a um tema apenas, um hobby, uma profissão, uma modalidade...

Minha cabeça sempre entendeu que a vida (esta aqui) é muito curta para ser vivida em apenas um ou dois pontos de todas as possibilidades que nos são oferecidas. Mesmo que nos custe nunca sermos "experts" em algo (não acredito nisso, acho que por mais mestres que sejamos, estamos sempre aprendendo), abrindo o leque temos maiores oportunidade de experimentar sensações.

Eu jamais conseguiria falar ou viver 30 anos de corrida ou 40 anos de montanhismo, deixando de aproveitar o que uma bike oferece, um bar com amigos proporciona ou a cozinha da minha casa permite em experiências.

Mesmo tendo me dedicado com maior afinco e força a uma modalidade ou interesse, nunca deixei de ter os olhos voltados para outras áreas de meu interesse, sempre tentando absorver os melhores valores que lhes fossem inerentes.

De 1993 a 2000 eu vivi o triathlon e o mountain biking. De 2001 a 2009 eu vivi o montanhismo. De 2009 a 2014 vivi o Trail Running. De 2015 em diante, que venha o Alpinrunning, movendo-se livre nas montanhas, longe do espírito competitivo como o conhecemos. Porque é MAIS SOBRE MONTANHAS. Já rolaram algumas atividades de montanha com este conceito nos últimos 20 anos. Mas agora é hora de levar a "brincadeira" a um outro nível.

Saiba mais aqui (em inglês):

http://www.alpinrunning.org/

Ou aqui, em tradução livre (não sou fluente e nem tradutor da língua inglesa):

Desde que o montanhismo é montanhismo, a velocidade tem sido associada a ele. A leveza e o menor impacto nas montanhas fez as regras do "estilo alpino".

Pierre de Coubertin já havia dito "O mais importante dos Jogos não é vencer, mas participar, e a coisa mais importante na vida não é o triunfo, mas a luta. O essencial não é ter vencido, mas ter lutado bem. "

Seja leve o tanto que você pode aceitar, o tanto que sua capacidade e sua confiança dizem ser possível. Mover-se rapidamente para aproveitar o "movimento", para desfrutar da montanha em toda a sua amplitude. Leve significa rápido, rápido significa mais longe. Alpinrunning é uma forma de ir para as montanhas de uma forma leve e rápida para se manter em movimento e mais tempo para descobrir mais.

É, realmente, uma nova disciplina? Claro que não (leia aqui, em inglês), há uma recalibração das capacidades humanas para realizar escaladas de forma mais limpa, rápida e leve.

As redes sociais começam a mostrar imagens que rompem com a lógica de qualquer segurança em montanha. Evolução esportiva, social e técnica da elite do esporte deve ser entendida no seu devido contexto. Devemos tomar o contexto específico dessas imagens: ética e segurança.

A liberdade de escolher uma forma particular de escalada está relacionada com a responsabilidade de saber exatamente o risco de fazê-lo dessa maneira.


Abraços, bons ventos!

#maissobremontanhas
#alpinrunning
#neverstopexploring

Nenhum comentário:

Postar um comentário