Neste feriado de Proclamação da República (um sábado, para desespero daqueles que trabalham de segunda à sexta como eu), estive junto com a Ana Barbara percorrendo três das mais relevantes trilhas e cumes da Serra do Mar paranaense.
Certamente são os mais visitados: Pico Paraná (1.877m), Caratuva (1.850m) e Itapiroca (1.805m). Respectivamente o primeiro, segundo e quarto cumes mais altos do território estadual.
Partimos sob chuva fina e persistente desde nossa casa, em Quatro Barras, já no pé da serra. Iniciamos a empreitada as oito da manhã, ainda com chuviscos e vento gelado. A meta era subir o Pico Paraná com qualquer condição climática. Assim fizemos, com muita lama e terreno escorregadio, perigoso até. No retorno mais chuva, porém ao chegarmos no acesso à trilha do Itapiroca, por volta de meio caminho do retorno, decidimos subir até esta agradável montanha. Caminhada curta, coisa de 20 minutos e 200 metros verticais e lá estávamos, sendo recebidos com sol tímido mas aconchegante. Uma breve pausa e toca para baixo, não antes sem considerar mais uma ascensão de 400 metros verticais rumo ao Caratuva, para fechar com chave de ouro um belo sábado de montanha.
Equipamento usado:
- Tênis The North Face Ultra Trail;
- Meia de Compressão Louis Garneau;
- Calça Legging Barateza;
- Camiseta manga longa Solo X-Thermo;
- Jaqueta Corta Vento The North FaceVerto;
- Buff Ultra Maraton de Los Andes;
- Óculos Julbo Junior;
- Mochila The North Face Torrent contendo:
- Kit Primeiros Socorros;
- 4 Kit Kat;
- 2 pacotes Suco Tang;
- 1 pacote Salgadinho Elma Chips Sticks;
- 1 sanduíche de pão integral queijo + tomate + alface;
- 1 Suco Ades caixinha 200ml;
- 1 pacote Biscoito Recheado Trakinas
- Refil Hydrapack The North Face com capacidade para 2 litros.
Foram 12 horas de atividade e os números de quilometragem e desnível podem ser vistos aqui:
Algumas imagens abaixo e aqui no Flickr:
Bons ventos!
Comentários
Postar um comentário