julho 21, 2023

Ultramaratona dos Perdidos 2023 - 25K (parte final)

 

(continuação do post anterior)


Sim, os mancos. Chegaram mancando meus amigos de mais de dez anos que também estavam na prova: Raphael Bonatto e Leo Meira, o Bagre. Ambos haviam torcido o tornozelo durante a prova, coincidentemente, e decidiram ali por abandonar a competição, uma vez que daquele ponto era possível o resgate por carro.


Igualmente manco, mas por causa do joelho e em melhores condições, não largaria o osso assim não. Ali encontrei Pati Fontana que havia subido justamente para esse momento de compartilhar comigo a descida pelo estradão íngreme.


O joelho não incomodava mais, apenas transmitia uma certa insegurança para acelerar o tanto que eu gostaria. Mas só de estar ali na companhia da Pati já me deixava mais relaxado. Nesse momento,cruzar a linha de chegada era apenas questão de tempo.


Bastaria terminar o trecho mais inclinado do estradão, entrar na trilha final que leva à famosa Cachoeira do Perdidos e encarar uma enlameada trilha final que atravessava alguns riachos. A meta era chegar, inteiro, com saúde e com um cansaço aceitável, condizente com meu treinamento e com minha entrega na prova. Apto a desfrutar o pós prova e voltar bem para casa.


Assim foi. Pouco mais de 4h33 minutos de prova, posição 83 entre 165 que concluíram e 195 que largaram, bem melhor do que eu poderia imaginar. Eu calculava que levaria umas 5 horas…


Deixando um pouco a emoção e falando um pouco mais do aspecto técnico, deixo abaixo o que usei na prova. Lembro que comprando através dos links que coloco aqui no site, recebo uma pequena comissão. Seria muito importante contar com essa colaboração dos amigos leitores.


Tênis Hoka Speedgoat 2 (com uns 300km de uso).

Meias Nike Trail.

Shorts Evadict com bolsos.

Camisa Solo Ion Lite personalizada cascalho.cc / Procorrer.

Manguito Pearl Izumi Inverno.

Boné Nike Trail.

Óculos HB Edge.

Mochila Aonijie Ounergy 10L contendo 2 flasks de 500 ml para líquidos, 3 flasks de 170ml para semi sólidos, manta de emergência e jaqueta impermeável Salomon Bonatti (não precisei usar na prova).


Alimentação e hidratação:


Levei comigo 2 flasks de 170ml com DUX Energy Kick Melancia contendo 90g de carboidrato cada um e 1 flask também de 170ml com Z2 Power Powder Lime Zest contendo também 90g de carboidrato. Um flask de DUX voltou intacto.


Levei comigo também 10 tâmaras jumbos recheadas com pasta de amendoim e uma pitada de sal em cada. Consumi 8, retornei com 2.


Também levei 9 tabletes de mariola (goiabada com banana). Consumi todos.


A estratégia era consumir carboidratos a cada 20 minutos após a primeira hora de atividade, ou seja, 30g de carbo de fontes alternadas a cada 20 minutos. Nas horas “redondas”, Os suplementos Z2 ou DUX, nas horas “final 20” duas mariolas e nas horas “final 40” as tâmaras. Funcionou super bem.



Haviam 2 pontos de apoio na prova, nos quilômetros 6 e 18. No primeiro, com uma hora de prova, consumi um pouco de coca cola e duas paçoquitas. No segundo, antes da descida final, tomei quase meio litro de isotônico.


Em momento algum senti falta de energia ou desconforto gástrico. Mudaria algo? Talvez, mas aí é assunto para outro post.


A reposição hídrica ficou por conta de tentar manter pelo menos 500ml de água por hora. Bebi bastante água nos riachos que cruzamos,além daquela que eu carregava comigo e que repus nos pontos de apoio.


A estratégia de 90g de carboidrato por hora certamente me fez terminar a prova em ótimas condições e acelerar a recuperação nos dias subsequentes. Primeira vez que me sinto bem para correr já no dia seguinte a um esforço dessa magnitude.


Finalizo aqui meu relato, dividido em 4 partes para não sobrecarregar o estimado leitor, agradecendo a todos que tornaram possível eu estar presente neste evento.


Pati Fontana (esposa e parceira de vida), Danilo Pinheiro (sócio-organizador) e a todos os companheiros de treinos, especialmente nestes últimos, como a Vera Guimarães, o Caio Kozano, a Rose Kopczynski e à Mara Silva.


Muito obrigado e até 2024 nos 50K.









Um comentário:

  1. eeeeee rapaz! que legal ler novamente seus relatos dentro da corrida... este ano ataco uma 25k tbm, a Mountain DO em São José-SC. Vamos ver se tenho as mesmas pernas :) Espero um dia cruzar contigo novamente fio, vamo que vamo!

    ResponderExcluir