julho 27, 2010

Brasília Run Day - Meia Maratona

Excelente. Assim posso defiinir minha participação na Meia Maratona de Brasília, evento que rolou junto com uma maratona (ainda não homologada pela CBAt, mas com distância verificada e correta) e uma prova menor, de 8,7 km.

As duas semanas que passei na capital federal foram muito proveitosas em termos esportivos. Treinei direitinho e isso fez a diferença na hora de avaliar como eu estava. Atribuo um certo desânimo que me tomou conta no final do primeiro semestre o fato de não estar competindo, escolhendo poucas provas e, desta forma, não avaliando a quantas andava minha preparação para as provas que eu julgava como principais. Já mudei isso para o segundo semestre, mas essa é outra história. Voltemos à meia-maratona de Brasília.

A largada foi bem cedo, às 7:30, meia hora depois da largada da maratona. A prova maior contava com duas voltas em um mesmo percurso de 21.092,5 metros. Sendo assim, na meia maratona tive a oportunidade de ultrapassar alguns retardatários da prova maior.

O percurso basicamente consistia de algumas descidas na primeira parte e subidas na segunda, sendo a maior parte do trajeto percorrida na L4, uma das avenidas de nome esquisito de Brasília, em um percurso quase em ida-e-volta. Achei muito agradável, com trânsito bem controlado e motoristas educados nos (poucos) cruzamentos. Alguns corredores mais acostumados às provas planas podem achar esse percurso um pouco duro mas, ainda assim, penso que o trajeto da Maratona de Curitiba é mais pesado. O que mais me preocupava era o clima seco e o sol que, apesar de ter dado as caras (como é de costume nessa época no planalto central), não elevou muito a temperatura.

A prova não estava muito cheia, sendo essa uma característica que aprecio muito. Assumidamente não gosto de provas muito pop, com milhares e milhares de corredores. Prefiro as mais underground, como foi o caso desta em Brasília.

A temperatura estava agradável fazendo um friozinho que não era intenso para um curitibano como eu, mas que incomodava um pouco devido ao vento forte.

A idéia era correr numa média de cinco minutos o quilômetro. Sendo assim garantiria minha melhor marca em todos os tempos, que até então, era no Meia do Rio, aquela porcaria cheia de gente que a Yescom (des)organiza em setembro (esse ano em agosto). É também conhecida como Meia da Globo, já que é transmitida ao vivo pela Vênus Platinada. Em 2009 fiz 1h54'58" por lá, três semanas depois de competir na K42 Bombinhas.

Em Brasília, esperava fechar em torno de 1h45'. Ledo engano... Motivação excessiva e, mesmo com medo de quebrar, eu soltei o freio de mão, correndo com o coração, para usar uma expressão piegas chupada de um livro do Dean Karnazes. Meti o cacete e enfiei 1h40'12". Nem eu acreditei nisso... um ritmo impressionante (para mim, é claro) de 4'45" por quilômetro, coisa que nunca tinha feito sequer em corridas de 10K, que faz mais de um ano que não corro.

No fim das contas, cheguei sobrando, com gás para mais, se fosse preciso. Nada... melhor curtir o momento, saborear a ótima organização da prova (água sempre gelada nos postos bem distribuídos, entrega de kit organizada, largada no horário, tudo muito simples e funcional, sem frescuras) e relembrar como tudo passou muito rápido.

No resultado final, abocanhei um 8º lugar entre os 40 atletas da minha categoria que completaram a prova. Pela primeira vez na vida obtive um bom resultado em uma prova de asfalto, o que me deixou muito confiante para os próximos passos.

E esses, eu conto ainda essa semana.

Bora treinar que, de volta a Curitiba, nada de moleza.




4 comentários:

  1. Boa George!
    Parabens pelo ótimo tempo!
    Alternar é muito bom!
    Bom saber que Brasilia organiza direito. Mais uma opção!
    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  2. Opa! Obrigado pelo comentario e pelas palavras! Brasilia valeu muito a pena mesmo, inda mais com preços bons de passagens aéreas :) Vc que tb curte as provas mais alternativas e, como eu, ja teve experiencias ruins com a Yescom, vale cogitar uma dessas em 2011.

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Cacete!!! Sobrou que foi uma beleza. Muito bom isso. Deixar o corpo ir na boa ...
    Agora, 2 voltas na maratona ..., deve ser punk, bom para o psicologico.
    abs

    ResponderExcluir
  4. Buenas Xampa. Valeu o comment

    Pois é... deve ser bem pedreira, pq o sol pega forte no final da prova e nao tem ninguem, absolutamente ninguem nas ruas pra dar aquela força q a gente sempre recebe no rio ou em Curitiba (onde corri maratonas). Como o numero de participantes é pequeno (não chega a 500) os corredores também correm beme spaçados. Ou seja, desafio prsicológico meeesmo.

    Abração!

    ResponderExcluir