julho 05, 2010

Curitiba ganha bosque em homenagem ao montanhismo


Ah Curitiba que tanto amo! Enquanto algumas capitais só se preocupam em ampliar avenidas para carros, a capital de todos os paranaenses (que também acho que dá muito valor à mobilidade através dos carros) ainda investe em ações como essas.

Acompanhe abaixo a notícia retirada do site da Prefeitura de Curitiba:


O prefeito Luciano Ducci entregou neste sábado (3) mais um bosque de preservação ambiental, que homenageia um dos precursores do montanhismo no Brasil, o professor Erwin Grogër. Durante a entrega, Luciano Ducci anunciou a construção da Casa do Montanhista, dentro do bosque Erwin Grogër.
"Grogër foi um pioneiro, não apenas do montanhismo. Junto com seus seguidores montanhistas, ajudou a preservar a Serra do Mar paranaense, que hoje é um dos trechos contínuos mais bem conservados de Floresta Atlântica. Merece ser homenageado. Ao mesmo tempo, a população tem um novo espaço para o lazer", destacou o prefeito Luciano Ducci.
Com aproximadamente três mil metros quadrados, o novo bosque fica de frente para a rua Benedito Correia de Freitas, perto da Ópera de Arame. O terreno é bastante inclinado, com uma diferença de altura de 12 metros entre a rua e o ponto mais alto do terreno. Por isso, os arquitetos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente elaboraram o projeto de forma a aproveitar o máximo da paisagem do terreno sem alterar o bosque, que apesar de relativamente pequeno, preserva importantes espécies vegetais nativas como canelas, guabirobas e canjeranas.
No meio do bosque, bancos e caminhos feitos com deques de madeira elevados evitam a formação de trilhas na terra, preservando o terreno de possíveis erosões, e de danos na vegetação. Os deques têm aproximadamente 1,50 a 2,00 metros de altura em relação ao ponto mais baixo do terreno. Na entrada, uma praça é marcada com o desenho da Rosa dos Ventos, uma referência ao esporte praticado pelo professor Grogër, o montanhismo.
"É um grande presente para a cidade e para a memória do professor Erwin. O projeto está espetacular. Parabéns à Prefeitura pelo trabalho", declarou o montanhista Nelson Luiz Penteado Alves.
O austríaco chegou a Curitiba aos 26 anos, e foi um dos precursores do montanhismo no Brasil. O engenheiro agrônomo introduziu técnicas de escalada no Pico do Marumbi, na Serra do Mar paranaense, onde o esporte surgiu no país. Grogër morava na Barreirinha e morreu em 2008, aos 96 anos.
A proposta de lei de homenagem ao professor Erwin Grogër foi apresentada pela vereadora Julieta Reis, e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores da Câmara Municipal de Curitiba. A vereadora Julieta Reis e o vereador Tico Kuzma estiveram no evento, além do secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto, do cônsul da Áustria, Walter Norbert Jiraschek, da filha de Gogër, Maria Francisca Kollarz, do montanhista Henrique Schmidlin (Vitamina) e de outros montanhistas paranaenses.

Na implantação do bosque foram usadas algumas referências as origens do homenageado, como as cores da bandeira austríaca - vermelho e branco. Ao redor da Rosa dos Ventos, placas de pedras indicam as montanhas mais altas do Paraná - Pico Paraná -, do Brasil - Pico da Neblina -, e da Áustria - Monte Gross Glockner -, além do Pico do Marumbi.

Sede - Com a determinação do prefeito Luciano Ducci, a casa do montanhista será construída nos fundos do bosque para reuniões de clubes e montanhistas e de outras instituições ligadas ao esporte. "Vocês que já ajudam a preservar a Serra do Mar, serão os colaboradores desse bosque urbano, ajudando a cuidar, evitando depredações", falou Andreguetto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário