Rumo à Litotripsia!
junho 09, 2010Em 2009 realizei uma ureterolitotripsia, para retirada de um cálculo que estava enroscado em meu uréter direito. Neste caso enfiam pela uretra (não, não dói, tem anestesia) uma microcâmera e uma micro-britadeira, onde martelam a pedra até reduzi-la. Em seguida, retiram os pedaços com uma micro-pinça. Arrepiou? Imagina então o pós-operatório, com litros de sangue saindo pelo playground... Eu até havia postado algo sobre esse procedimento tempos atrás no blog antigo, mas achei melhor retirar.
Como desta vez o cálculo ainda se encontra no rim, realizarei o procedimento menos invasivo.
Vida prática: quantos dias sem correr? Não sei. De repente amanhã mesmo, rs. Depende da palavra do médico.
Fica a dica para evitar a formação de cálculos renais doloridos como esses: beba no mínimo dois litros de água por dia e reduza o consumo de proteínas animais.
Esses cálculos são resultado de anos e anos comendo proteína animal em excesso, tanto em forma de carne como em forma de ovos, leite e derivados. Há mais de um ano que não como carne e acabei mantendo meu exagero na ingestão dos sub-produtos animais.
Vale a pena se espertar!
E agora, bora lá quebrar a tal pedra de 1,4 cm de diâmetro (segundo o ultrassom).
Beijos e abraços!
1 comentários
melhoras aí cumpadi !
ResponderExcluir