janeiro 15, 2013

Verão nos Campos Gerais

O verão para nós curitibanos é algo muito precioso. É preciso aproveitar. Nos arredores da capital paranaense não dispomos de muitas opções para um refresco. Ok, o litoral está a duas horas de viagem, mas eu não acho isso muito perto não. Existem também algumas cachoeiras meia boca a aproximadamente uma hora e meia daqui.

Então, decidi encarar com a Ana Barbara uma visita aos Campos Gerais do Paraná, aproveitando uma excursão organizada por alguns colegas de um grupo de caminhadas do Facebook. Feliz demais em não ter mais que estar comprometido com performance questionáveis em competições e poder aproveitar um programa realmente divertido, barato e profundamente marcante na memória e na alma como este. Se fosse alguns meses atrás eu não poderia "perder" um longão de sábado ou, no mínimo, me sentiria muito culpado por eventual "furo".

O roteiro constava de Buraco do Padre, Cachoeira da Mariquinha e Salto São Jorge, atrações essas nas imediações da cidade de Ponta Grossa.

Partimos bem cedo em duas curitibanas vans rumo ao segundo planalto paranaense, deixando o cinza e o friozinho fora de época do verão pinheiral rumo ao ensolarado Campos Gerais. Ainda bem cedo havia nuvens, mas a primeira atração já nos brindava com sol tímido, o Buraco do Padre. Formação até comum na região estes buracos - furnas -  são causados pelo desabamento do solo provocado pela erosão do arenito, rocha predominante na região. No caso específico do Buraco do Padre, a natureza encarregou-se de preparar uma bela obra prima, conforme podemos ver nas fotos abaixo.

Eis algumas imagens.






Alguns minutos por lá, seguimos para a Cachoeira da Mariquinha, o que significam mais uns 20 quilômetros chacoalhando no veículo. Só depois viemos saber da possibilidade de ir do Buraco do Padre à Cachoeira da Mariquinha por uma trilha cruzando campos e plantações em apenas 5 km de caminhada. Fica para uma próxima!

Lá chegando, paga-se a entrada (trata-se de uma propriedade particular, cinco reais na época) e segue-se até próximo às margens do Rio Quebra-Perna. Ali tomamos uma agradabilíssima e sombreada trilha até a base da Cachoeira da Mariquinha, já com sol alto e água bem gelada. Rolou até uma sessão de fotos para futuras matérias do TrailRunnning BRASIL. Lugar fantástico, e até certo ponto tranquilo. Havia apenas mais dois grupos por lá. É permitido acampar na propriedade, mas não junto à cachoeira, o que mantém um pouco do sossego do local. Disparado, a melhor cachoeira da região, dentre as que conheço. Quer saber como chegar lá? Doutor Google informa com facilidade. 

Imagens do local e da bagunça que fizemos.








Tudo que é bom não dura tanto assim e seguimos para o Salto São Jorge. Era hora da boia e neste outro local havia estrutura para quem quisesse almoçar. Não era nosso caso, já que levamos conosco o farnel necessário. Seguimos o fluxo turístico, percebendo que havia mesmo muita gente se dirigindo para o afamado Salto São Jorge.

Neste local, achei um pouco chocante a farofada geral que rolava. Muitos motoqueiros extremamente mal educados e imprudentes, acelerando suas máquinas a poucos centímetros dos passantes. Muitos e muitos farofas bagunceiros e surdos, acredito, dado o volume dos equipamentos de som de milhares de reais instalados em carros caindo aos pedaços. Pelo menos essa zona toda estava restrita à região do estacionamento e do boteco local.

Nada disso influiu em nosso humor e partimos para as bandas do salto propriamente dito, onde era o ruído das águas que predominava. Interessante notar que havia pouco lixo espalhado, configurando a questão da poluição como apenas sonora.

Cenicamente a região é muito bonita e merece uma visita em algum dia menos movimento, como dias de semana ou fora de temporada. No local, assim como no Buraco do Padre, existem opções de vias de escalada. Não é minha praia mas certamente se tratam de ótimas opções para quem curte. Para quem, como eu, se liga nas corridas em trilha, todos os locais são ótimas opções e pretendemos retornar em breve para fazer a trilha que liga o Buraco do Padre e a Cachoeira da Mariquinha.

Abaixo algumas imagens do Salto São Jorge.

Abraços e até a próxima!




2 comentários: