agosto 31, 2009

Ultra Trail du Mont Blanc - Final Report

Bons dias!

Chegou ao final uma das grandes ultramaratonas do mundo. A sétima edição da The North Face Ultra Trail du Mont Blanc rolou neste fim de semana fazendo parte na verdade de um grande evento: 3 países (França, Itália e Suiça), 1600 voluntários, um total de 5.600 participantes, forte cobertura da mídia e um orçamento estimado de 1,3 milhões de euros.

Depois da incrível vitória no ano anterior do jovem Kilian Jornet(Salomon), 21, em cima do italiano bicampeão Marco Olmo, 61, o espanhol era o grande favorito para completar os 166 Km da prova principal à frente de todos. Ele provou estar em grande forma este ano, após uma série de vitórias nas corridas da World Skyrunning Series, e a quebra do recorde da GR20 na Ilha de Córsega. Porém nesta edição havia muitos pretendentes ao título da UTMB: Marco Olmo havia abandonado a Western States 100 milhas mas havia corrido outras boas provas este ano. Scott Jurek iria encarar os Alpes mais uma vez após não completar também a Western States. Segundo colocado em 2008, Dawa Sherpa era apontado por Kilian como um dos favoritos. Assim como Vincent Delabarre (vencedor de 2004) e Samuel Bonaudo. O japonês Tsuyochi Kaburaki era outro candidato para o pódio bem como muitos outros como Sébastien Chaigneau, Mohamed Ahansal ou Julien Chorier. Pelo lado feminino, as apostas iam para a britânica Elizabeth Hawker (vencedora em 2005 e 2008), Kristin Moehl (que viunha de uma grande temporada) ou Monica Aguillera (recuperada de uma lesão no joelho).

A prova principal teve sua largada às 18:30 da sexta-feira, com 2.300 corredores tendo o tempo limite de 46 horas para completar os 166 Km da prova. Os líderes seguiram juntos em um pequeno grupo de seis atletas até o primeiro checkpoint, mas por volta do Km 15 Jornet e o italiano Silvano Fedel (vencedor da TransAlpineRun 2008) se adiantaram. Quinze minutos atrás deles vinham Jurek, Csaba e Delabarre. Primeiras baixas: Olmo e Sherpa abandonaram e não seguiram além do checkpoint em Contamine (Km 30). "Eu não tinha mais forças, nem nos meus braços, nem nas minhas pernas. Eu me sentia vazio e não fazia sentido correr nestas condições", disse o nepalês, apresentando sintomas de uma fase inicial de anemia.

Jornet aumentou sua vantagem logo após La Croix du Bonhomme, abrindo 17 minutos para Jurek que havia ultrapassado Fedel em um bom passo. Um grupo de atletas vinha na perseguição (Csaba, Heras, Chaigneau, Chorier, Delabarre) menos de 30 minutos atrás.

No feminino Moehl persegui Hawker e diminuía a diferença a cada passagem dos checkpoints. A subida para o Col de la Seigne (Km 60) cobrou seu preço para Jurek, Fedel e alguns outros. Mas Jornet e Kaburaki (que alcançava o quarto lugar até então) ignoraram e seguiram em frente em bom ritmo.

E com a chegada da noite as dificuldades só aumentaram. Orientar-se em um ambiente de montanha não é uma tarefa fácil, nem mesmo em um evento organizado. A chuva e a neblina tornaram tudo mais difícil para os atletas, mesmo aqueles que lideravam. Logo no começo desses trechos, Scott Jurek tomou um caminho errado e acabou caindo para oitavo lugar. Monica Aguilera teve um prejuízo de 40 minutos ao perder-se sob uma neblina densa na região do Bonhomme. O mesmo rolou com Elizabeth Hawker que perdeu-se várias vezes e acabou cendendo o primeiro lugar para Kris Moehl. Kaburaki também perdeu tempo na neblina próximo à cidade italiana de Courmayeur. Na verdade pouco foram os que não erraram o caminho em algum ponto da prova.

Quando chegou a manhã Kilian liderava com folga. Chorier estava a 30 minutos e Chagneau a 45. Jurek era o quarto, Delabarre abandonara, e no feminino Moehl dropara Hawker definitivamente, ocupando a 21ª posição geral.

Com 140 km de prova, Jornet continuava forte e aumentava a sua vantagem, abrindo uma hora para o segundo colocado. A briga então passou a ser por esta posição. Chagneau, Kaburaki e o alemão Uli Calmbach vinham fortes e estre eles havia apenas 15 minutos de diferença. O francês Lionel Trivel e o japonês Minehero Yokohana vinham fortes e Jurek caía para a oitava posição.

Finalmente às 16:03 do sábado, Kilian Jornet cruzou a linha de chegada em Chamonix. 21h33min18seg foi seu tempo, 30 minutos mais lento que no anterior. Assim comprovou que atualmente é o corredor de montanha mais forte da atualidade. Uma hora mais tarde chegaram Chagneau e Kaburaki para completar o pódio.

A vitória de Kilian pode ter parecido fácil, mas foi longe disso. "Eu tive que lutar do começo ao fim, não foi um rolê tranquilo pela natureza" disse o espanhol da Cataluña. "Nós começamos rápidos, puxados pelo Sherpa, Delabarre e um pequeno grupo de 5, inclusive Scott Jurek. estava duro manter esse ritmo. O tempo gelado no Grand Col du Ferret realmente complicou. Tivemos que ficar atentos quanto à hidratação e reposição alimentar sob condições tão severas".

Moehl terminaria sua sexta participação na UTMB obtendo uma boa boa vitória em cima de Liz Hawker. 24h56min01seg e 11º lugar na geral entre todos os atletas."Uma das melhores corridas da mina vida!", disse a corredora do Oregon, EUA, após cruzar a linha de chegada."Persegui a UTMB por seis anos. Foi uma corrida dura, muito diferente da minha primeira vez. Ter Hawker ao meu lado por algum tempo ajudou a me manter focada na trilha e em como meu corpo respondia."

O top-ten foi completado pelos alemães Calmbach(4) e Hohenadler(10), os japoneses Yokohama(6) e Yamamoto(8), os franceses Trivel(5) e Giraud-Sauveur(9) e o húngaro Csaba(7). Jurek fechou em 19º. Monica Agullera goi a terceira entre as mulheres e Zimmerman, Rousset, Ehanno, a brasileira Cristina de Carvalho, Olasagasti, Mase and Gruffaz fecharam o top-ten feminino deste ano.

Este texto foi traduzido e adaptado de matéria publicada em www.trailrunningsoul.com.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário