junho 04, 2009

O Frio de Belo Horizonte segundo um Curitibano Corredor

Post parecido para assuntos parecidos. Mas estou voltando ao assunto devido à curiosidade típica que rola nestes tempos gélidos a respeito do que vestir, como treinar, o que fazer com a friaca que anda abraçando as Minas Gerais neste final de outono, início de inverno de 2009.

Esta massa de ar polar está se afastando. Hoje pela manhã os termômetros marcavam confortáveis 13 graus no Bairro de Santa Tereza, onde eu moro. Acredito que quem treina em locais altos como Belvedere, Mangabeiras e Sion deve sofrer mais que este corredor aqui que trota pelas margens do fétido Ribeirão Arrudas. Por sinal, no inverno ele fica menos fedido, talvez porque as pessoas tenham preguiça de usar o banheiro no frio (teoria furada, mas tudo bem), talvez porque as bactérias responsáveis pela decomposição do cocô trabalhem mais lentamente. O cocô seria decomposto apenas para as bandas de Sabará, logo a jusante, pobres vizinhos da capital mineira.

Deixando de lado a escatologia, eu citei no post anterior, que o maior incômodo para quem corre no frio belorizontino é o vento. Eita ventim danado, sô. Hoje cedo estive na Pista do Paredão no Bairro Mangabeiras e estava rolando um vento muito frio. Algumas pessoas correndo bem agasalhadas. Outras, heróis ou idiotas, correndo de shorts curtos e regatas.

É sempre uma decisão difícil escolher que roupa usar com este clima. Até mesmo porque existe a tendência de o dia esquentar com o passar dos minutos e das horas, correndo-se o risco de suar exageradamente com o acúmulo de peças de roupas.

Notei que minha receita de Curitiba não funciona muito bem aqui. Lá o clima é úmido, então não há muito como superaquecer. Você corre, sua e fica com a roupa molhada pois o suor não evapora dada a alta umidade do ar. Nestas condições eu corria com uma blusa chamada X-Thermo, da marca Solo, que me mantinha aquecido mesmo molhado. Uma calça de legging tipo esta da Kailash também me resolvia o problema. Se o termômetro baixava dos 10 graus usava ainda um protetor de orelha e umas luvas do mesmo material da blusa, que me garantia ótimo conforto térmico.

Pepe correndo 32 km em mata fechada sob garoa fina e frio de 10 graus na Serra do Mar paranaense. Não, não são faróis na alça da mochila, apenas um material refletivo indicando que o flash da câmera estava operando bem. Muita umidade, mas a temperatura estava agradável com o conjunto X-Thermo e Legging.



Porém este é um material que funciona super bem na umidade, como já disse. Em Belo Horizonte o agravante para baixar sua sensação de frio é o vento. Então melhor se proteger com corta-ventos, como esse da Solo, esse da Kailash, esse da Trilhas e Rumos ou esse da Salomon. Claro que existem os produzidos pelas marcas conhecidas de corrida, mas esses que citei são muito mais leves e mais compactos para guardar.

Para se ter uma idéia eu uso um da Solo que pesa menos de 100 gramas e tem a opção de ser guardado dentro do próprio bolso, o que acaba deixando-o pouco maior que um maço de cigarros (corredores sabem como é um maço de cigarros?). Enfim, é menor que uma garrafinha de água.

Pepe, Aline e Arnoldo durante trekking na Serra do Curral em BH sob vento. A jaqueta corta-vento Solo Ventus garantiu o conforto térmico.

Nas pernas uso bermuda de lycra, mas esse material uso no verão também, não gosto dos shorts curtinhos típicos de corredor. Quem usa esses modelos talvez prefira usar uma calça em lycra como as da Kailash ou as da Solo.

Gorros e luvas em BH acho um exagero. Porém cada um tem sensações diferentes de frio. Na última prova que corri, nas alturas do Belvedere, tinha uma menina correndo com uma luva enorme. Temperatura aproximada na hora da largada: 18 graus. Vai de cada um.

O que não pode é parar de treinar por este motivo. O clima de BH, principalmente no inverno é ideal para praticar atividades ao ar livre.

Um grande e caloroso abraço.

Um comentário:

  1. Correr agasalhado é um uó; eu, particularmente, detesto. Agora, subir a montanha de shortinho e camiseta é ser muuuito sem noção!! (Conhece alguém que fez isso recentemente?? Eu não... =D )

    ResponderExcluir