julho 04, 2010

Os primeiros cinco quilômetros minimalisticamente falando


Buenas!

Muitos sabem como sempre fui cético com relação a certas "novidades". Quando começou a pipocar aqui no Brasil esse lance de correr descalço ou com calçados chamados minimalistas eu sempre me posicionei com os dois pés atrás. Nunca fui de crer em verdades absolutas e sempre valorizei a experiência de cada um nas determinadas situações. Participando da lista de discussão dos corredores de BH, alguns amigos como o Leonardo Liporati e o Roger Alcântara sempre se mostraram defensores entusiastas da corrida descalço e sempre manifestei meu ceticismo quanto a essa prática.

Isto, até ler o Nascido para Correr, do popstar da corrida descalça Chris McDougall. Este livro, de fato, mudou minha visão e decidi experimentar. E me encantei pelo ato em si de correr descalço e toda a simplicidade que isso representa, que inclusive pode e deve ser levada a outros aspectos de nossas vidas.

Finalmente botei na estrada, nesta ensolarada manhã de domingo, o meu calçado minimalista para corridas, o Okean Maré. Consegui meu exemplar como um presente de uma pessoa muito querida, que acredita nas "insanidades" deste que aqui escreve. Obrigado, Ju!

O Okean Maré é um calçado que inicialmente foi concebido para ser utilizado em atividades náuticas, como, por exemplo, o windsurf. Com a maior divulgação do minimalismo aplicado às corridas, algumas pessoas correndo totalmente descalço e a relativa popularidade do Vibram Five Fingers nos EUA e Europa, o Okean surgiu como opção econômica para, pelo menos, se iniciar na prática de correr respeitando nossas particularidades anatômicas. Porque, se bem analisarmos, os calçados, como são confeccionados hoje, cheios das placas e amortecimentos, estes são um estupro às nossas estruturas articulares e musculares, que através dos milênios sempre nos conduziram, inclusive correndo, sem essa tecnologia toda.

Mas não vim aqui para mostrar o que é certo ou o que é errado. Vim apenas relatar a minha primeira experiência. Se você quer saber mais, recomendo este ótimo artigo do amigo Rodrigo Stulzer, um dos incentivadores à experimentar o tal calçado, inclusive me emprestando o seu par que acabei utilizando para apenas algumas caminhadas.

Bem, o Okean Maré azul que tenho é feio pra burro! E dane-se também o visual, o que vale é a funcionalidade.

E funciona mesmo! De uns dois meses para cá tenho finalizado meus treinos calçados sempre com um ou dois quilômetros correndo totalmente descalço, segurando os tênis com as mãos... Isso proporciona a adaptação da musculatura à nova pisada exigida pela corrida descalço.

Então, após o treino de 20K ontem, hoje a idéia era apenas soltar um pouco com cinco quilômetros planos e testando o tal Okean.

Só posso dizer que a sensação de correr sem aquele peso todo dos tênis é incrível. Ainda acho que correr descalço no asfalto é mais agradável que correr com o Okean, mas este proporciona uma sensação de segurança contra os elementos, principalmente pedrinhas e possíveis cacos de vidro. Com o calçadinho pude, finalmente, correr olhando mais para a frente do que para onde eu pisava.

Enfim, continuarei no processo de aumentar a quilometragem, seja descalço, seja com o Okean. O único porém fica por conta realmente desse período necessário de adaptação, já que se faz necessário que a sola do pé se acostume e "engrosse" um pouco e, quando usando o Okean, o pé se acostume às novas áreas de atrito. Umas pequenas bolhas surgiram no final do treino, coisa que, tenho certeza, será solucionada com a prática corriqueira da corrida com o calçadinho. Notei também que o pé transpira bastante dentro dele e isso acho que somente um bom par de Vibram Five Fingers KSO com couro de canguru resolverá :)

Falando nisso, se alguém estiver de passagem pelos Estados Unidos e aceitar fazer um carreto desse modelo para mim, favor entrar em contato :)

Beijos e abraços!

2 comentários:

  1. Cara,

    Não me dei bem com esse Okean Maré. Ele me deu duas bolhas imensas que nunca tive treinando com o KSO por 8 meses. Também achei que esquenta muito. Dê uma olhada nesses aqui que recebi recentemente: http://migre.me/YL88
    Vou começar a testa-lo essa semana. Ah, comprei pela web e chegou em 20 dias.

    Abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  2. Véio...num dá idéia não, hehehe. To me segurando pra nao me enfiar num VFF desses. A sensação que tive com o Okean é essa mesmo...bem, ate mesmo pq ele nao foi feito pra correr e sim pra velejar nao é? :)

    Obrigado pelo comentario e apareça!

    Abraço

    ResponderExcluir