julho 21, 2009

Circuito das Estações Adidas - Etapa Inverno

Eu decidi "boicotar" as provas da Esfera Mídia BR - Iguana Sports após acompanhar a etapa inverno do Circuito das Estações Adidas - BH. Esse esquema de sete mil latinhas nos kits que depois vão pro lixão, corrida em clima de balada e multidões correndo apenas porque a camiseta é bonita não é minha praia. Em minha opinião empresas como essas deturpam o verdadeiro espírito da corrida, vendendo a idéia de que parecer um corredor é mais importante que ser um corredor. Prefiro as provas mais clássicas: Circuito Caixa, Correios, Divinópolis, By Japão, Cemig.

Sou um corredor mediano que corre porque ama a corrida. E diversão pra mim não é correr uma prova à noite na Pampulha, nem ganhar camiseta de marca no kit, nem correr 10 km entre 7.000 pessoas que estão mais preocupadas com a medalha, com a camiseta de marca ou em correr empurrando um carrinho de bebês. Se é para encarar multidões que seja na VIC - Volta Internacional da Pampulha ou uma São Silvestre. São provas que oferecem desafios reais, são divertidas, bem organizadas e são feitas para os corredores e não para alguma marca esportiva brilhar, como é o caso de provas como Fila Night Run, Eco Run (de "Eco" pouco tem dado o desperdicio de água fornecida em garrafinhas de 500 ml a cada 2,5 km), Circuito das Estações Adidas, Track and Field entre outras.

Boas provas não faltam. Fica apenas o alerta para os corredores de verdade analisarem se realmente camisetas são mais importantes que respeito ao meio-ambiente.

Um abraço!




5 comentários:

  1. Fala Pepe !!!
    Concordo com vc.
    Mas, demorei para me tocar disso.
    Corri uma Adidas esse ano e achei uma procissão e não uma corrida.
    Agora, vou me focar nas corridas que tenham distâncias interessantes ou que estejam em locais interessantes. Isso acontece pouco no Rio, aonde todas as provas são no Aterro.
    Nesse findi, correndo a largada com o Jorge e o Marcio Villar conversei com o pessoal sobre a minha primeira corrida, a Leblon Leme em 2008. A prova não aconteceu novamente pq os moradores do Leblon reclamaram do som alto. Com toda razão. Até hj não entendo pq os caras gritam antes da prova. Sinceramente, qtas pessoas ficam ouvindo o que é falado?
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. O importante é isso aí? cada um fazer a sua parte. Corri uma dessas provas no ano passado e parei. Gosto das pequenas e, como disse, se for pra encarar multidoes que seja uma "clássica". É muito barulho mesmo e com ctza ninguem ouve o cara, hehe.

    Bração

    ResponderExcluir
  3. Oi George,
    Não vou concordar com você não. Acho muito importante ter provas assim. Além de divulgar a corrida, estimula as pessoas a correr e dá até um objetivo para outras.
    Lógico que tem problemas, lógico que tem gente que vai "brincar" ou "parecer", que tem problemas na estrutura e até ecológicos... mas tem muita gente que vai porque gosta de corrida, mas ainda não tem o teu nível, por exemplo, para enfrentar uma grande prova ou uma prova tradicional (eu ainda tô tentando um bom tempo em 5K rsrsrsrsrsr).
    Gosto de ganhar a medalhinha no final... (sei que ela é apenas simbólica) pra muita gente ela não é nada, pra mim ela diz "você não desistiu, você treinou, você está mesmo tentando baixar o seu tempo e ser uma corredora melhor".
    Quando eu tiver 20 medalhinhas, vai ser porque eu treinei pelo cinco semanas para cada uma delas...
    Ah! e se tem gente que vai pela camisa, fala sério, pelo preço da inscrição dá pra comprar uma, sem propagandas, e nem precisa correr hehehehe ai é burrice mesmo.
    É apenas minha opinião.
    Um abraço
    Regina

    ResponderExcluir
  4. Oi Regina!

    Obrigado pela visita e pelo comentário que acaba realmente levantando uma discussão válida e sadia, onde pontos de vista diferentes podem nos unir através de uma paixão maior: correr. Seja qualquer prova ou competição. O importante é as pessoas seguirem aquilo que acreditam e as fazem bem, como é o caso das medalhas (eu preferia uma camiseta de "finisher", rsrs), troféus, etc. E por incrivel que pareça tem muita gente que corre mesmo pela camiseta, e por isso citei o lance de parecer corredor ser mais importante do que ser corredor.

    E no fim das contas acho que não se trata de ter nível ou não, até mesmo porque adoro correr provas de 10 km, meu tempo nessa distância fica em torno dos 50 minutos, ou seja, nem um pouco excepcional. Trata-se apenas de um gosto pessoal por provas menos oba-oba, com menos gente correndo, como ja tive oportunidade de participar em cidades do interior mineiro, paranaense e mesmo em BH.

    Como tudo na vida, existem prós e contras nesses grandes eventos. E repito: tem corrida para todos os estilos e perfis. Meu post foi apenas uma opinião pessoal.

    Um abraço e continue aparecendo :-)

    ResponderExcluir
  5. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Pepe, o problema é que essa corrida virou MODA, para vc ver em 2007 eu fiz essa prova completa e em 2008 fiz uma prova pq me foi oferecido uma inscrição e em 2009 na primeira etapa eu só fui dar um apoio ao pessoal e observei na largada que o último corredor passou pelo pórtico de largada com uns 20 minutos de prova já rolando e neste domingo que passou eu também só fiz a etapa inverno pq ganhei a inscrição também e quando fiz o retorno pelo outro lado do aterro (Rua), quando já estava passando pelo 5km ainda tinha correndor correndo...Ou seja esta corrida virou moda mesmo, caiu no gosto popular de muitos corredores e a Iguana Sports está se dando bem, pois essa corrida se tornou cara demais e outra coisa correr ela 4 vezes num ano enjoa e vc fica preso a ela, por exemplo o nosso calendário de corridas tá apertado e se vc se inscrever para a Adidas vc vai querer completar a Mandala e daí não poderá correr outra corrida caso caia no mesmo dia porque estará preso a ela.

    Valeu...

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir