junho 15, 2009

Corrida de Pentecostes - Divinópolis - MG

Estive participando neste último domingo da Corrida de Pentecostes em Divinópolis, cidade localizada a 121 quilômetros da capital mineira e com aproximadamente 200.000 habitantes. Trata-se de uma corrida já tradicional no atletismo mineiro, sendo realizada a 15ª edição neste ano. A distância da prova é a clássica 10 km tão presente em provas nacionais.

A Casa do Corredor montou um pacote de preço amigo, sessenta reais incluindo a inscrição, e decidi encarar uma prova em outra cidade. Partimos em ônibus lotado em uma fresquinha manhã ensolarada, por volta de 6:30 da manhã. Expectativa de duas horas de viagem. Magrão, camarada já conhecido das corridas em acompanhou nessa. A Lígia preferiu tirar uma folga das competições, focando em seu treinamento para a Meia Maratona do Rio, dentro de quinze dias.

Após bastante agito no latão, chegamos em Divinópolis cerca de uma hora antes da largada, que estava prevista para as 9:30. Por lá o friozinho e o vento eram mais intensos, o que me fez optar por correr com camiseta de mangas longas e aguardar a largada em um ponto que recebesse a luz do sol.

A largada foi pontual, em leve descida até a primeira curva, que já anunciava um percurso acidentado e sinuoso, com muitas subidas e descidas. Havia também alguns trechos com calçamento de pedras, muito bom para lesionar os mais incautos, mas também desafiador para quem curte uma dificuldade a mais.

A prova foi bem organizada, com inscrição de valor honesto (20 reais), pontos de água no percurso, trânsito bem controlado, entrega do kit (retirado no dia) sem problemas.

O ponto negativo ficou apenas por conta do atraso na premiação. Não que eu tenha ganhado algo, mas porque muitos dos que estavam no ônibus conseguiram boas colocações e tiveram que esperar até uma hora da tarde para receberem seus prêmios e embarcarmos rumo a Belo Horizonte.

Lá também encontrei outros companheiros de provas e treinos por BH como a Aline, Viviane, Rosendo, Mister Bus e outros mais.

No fim das contas valeu muito a pena. Eu que não gosto das provas-modinha tipo Adidas, encontrei em uma prova simples e de percurso desafiador uma boa motivação para baixar meu tempo nos 10 Km. Levei 48:02, perfazendo a melhor marca mundial pessoal deste ano(parafraseando o Bruno do Correndo na Chuva). Isso em um percurso exigente, com quase 100 metros de desnivel vertical acumulado.

Fiquei bem satisfeito com o resultado. Não apenas com o tempo de conclusão, mas também com o clima de amizade e companheirismo do mundo do atletismo, bem diferente do que rolava no montanhismo paranaense, onde o que prevalece muitas vezes é a inveja, o destempero e a vaidade.

14 dias para a Maratona do Rio, minha primeira 42k. O lance aqora é baixar a carga, se alimentar corretamente e focar na prova.

Resultados no site da prova.

Um grande abraço e ótima semana a todos.

Magrão, Aline e Volpão.

2 comentários:

  1. Então teve bão demais lá em Divinópolis! Queria muito ter ido, mas na próxima estarei com vocês! Parabéns a todos e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. è, teve bom messss, agora a proxima sera em Contagem e voce fora de Minas ... vai la campeão boa prova!!

    Keep Running Forever !!

    ResponderExcluir