junho 11, 2009

Sobre Homens e Montanhas - Jon Krakauer

Para movimentar um pouquinho mais este blog vou dedicar um espaço semanal para comentar um pouco da minha vasta biblioteca de montanha e aventura. Assim tento ajudar quem busca informações sobre essa literatura marginal. Este é um texto que foi publicado em meu blog antigo, do tempo do George Nas Nuvens, o montanhista dos patrocínios.

Para começar um livro clássico: Sobre Homens e Montanhas, de Jon Krakauer.
Nunca fui muito fã do Krakauer. Nada contra jornalistas, mas às vezes sou levado a crer que eles distorcem um pouco as coisas e adaptam situações à conveniência. Seu relato publicado na Outside Magazine americana no outono de 1996 referente à famosa tragédia do 10 de maio, foi um exemplo disso. Tanto que criou-se a maior polêmica, principalmente no que se refere à atuação do guia russo Anatoli Boukreev. Em 1997 Jon Krakaeur publicou sua versão completa no clássico Into The Thin Air (No Ar Rarefeito em sua versão brasileira). A resposta foi imediata com Boukreev publicando The Climb – Tragic Ambitions on Everest (A Escalada).
Mesmo assim resolvi encarar a leitura de Eiger Dreams – Ventures Among Men and Mountains ( Sobre Homens e Montanhas). Tudo bem que a capa é nada a ver (um trabalho visual sobre uma imagem do Waldemar Niclevicz escalando o K2).
O livro é na verdade um apanhado de 12 reportagens que Krakauer publicou na Outside e publicou neste formato. Nele é possível ver que realmente Jon é um escritor dos melhores, independente de sua posição no caso citado anteriormente. O talento para escrever sobre esse nosso sub-mundo de montanhismo e escaladas é presente em todos os seus textos. Ele apresenta também um estilo investigativo, que o consagraria mais tarde com Into The Wild (Na Natureza Selvagem). O texto sobre a possibilidade da existência de uma montanha mais alta que o Everest é demais!!!
As histórias vão se somando uma atrás da outra, de leitura fácil e empolgante. Ótimo para fugir um pouco de temas batidos como livros exclusivamente sobre o Everest, que são os mais encontrados na nossa língua.
E aproveitando o espaço, você pode encontrar esse livro à venda na Território!
Super abraço a todos.

3 comentários:

  1. Ei, este é o livro que estou lendo no momento. Roubou meu post! :-)

    Abraços!
    Rodrigo Stulzer
    transpirando.com

    ResponderExcluir
  2. Fantástico este livro.
    Aliás gostei muito também do Na Natureza Selvagem e principalmente do No Ar Rarefeito, apesar das controvérsias.
    O livro do Anatoli torna-se obrigatório pra quem quiser saber mais sobre essa incrível história.
    Aguardo ansiosamente mais posts sobre a biblioteca de montanha.

    Abraço.
    Marcelinho

    ResponderExcluir
  3. hehe... Bão demais o livro. Vai rolar releases do livro do boukreev, do No Ar Rarefeito e de muitos outros de montanhismo, corridas e vida outdoor. Estante cheia, prontinha para ser comentada :-)

    abraços

    ResponderExcluir