agosto 25, 2009

Ultra Trail du Mont Blanc 2010

Esse post é para quem acha que correr 42K no asfalto é duro demais. Pode ser duro, mas apenas o piso. Dureza mesmo é completar os 166 Km da Ultra Trail du Mont Blanc no tempo limite de 30 horas. Esta é provavelmente a mais emblemática de todas as corridas de montanha do planeta.

Todos os anos são oferecidas 5.000 vagas que se esgotam rapidamente, mesmo havendo necessidade de ter per participado de provas pré-classificatórias. Sim, não pense que você poderá encarar essa sem antes se qualificar. Para nós brasileiros, o melhor caminho é participar da única "seletiva" nacional o Desafio Praias e Trilhas que rola todo mês de outubro em Florianópolis. Na prova nacional são duas maratonas em dois dias, perfazendo 84 Km de praias, trilhas, dunas e carreiros de terra.




Mas completar esse desafio ainda não lhe dá direito de correr os 166 km da prova principal. A prova brasileira qualifica para a CCC (Courmayeur-Champex-Chamonix) que percorre "apenas" os últimos 98 quilômetros do trajeto total da UTMB, sigla pela qual a prova é mais conhecida. A CCC rola no mesmo período da prova de 166 Km e os corredores correm misturados por vezes. Completando a CCC em menos de 25 horas aí sim você terá o direito de no ano seguinte participar da UTMB e suas mais de 100 milhas e 9.400 metros de desnível acumulado (maior que a altitude do Monte Everest). Nesta prova de 166 km são mais de 2.000 atletas.



A largada da prova principal é na charmosa cidade francesa de Chamonix.




Os corredores contam com postos de apoio a cada 10 ou 15 Km. Em dois pontos também é possível deixar materiais de apoio, como roupas, calçados e comida. É obrigatório correr com alguns equipamentos como lanternas (inclusive uma extra e pilhas), jaquetas corta-vento, jaqueta em fleece, manta aluminizada, apito de segurança entre outros.




Um dos pontos de apoio no alto das montanhas.


Em 2008 o vencedor foi o espanhol Kilian Jornet, em incríveis 20 horas e 58 minutos, perfazendo o recorde da competição que até então pertencia ao italiano bicampeão Marco Olmo. Detalhe: Olmo venceu a prova pela segunda vez em 2007 quando contava com 59 anos!!! Isso demonstra que nas ultramaratonas o passar dos anos só faz melhorar a performance.

As fotos que ilustram este site foram recolhidas de diversas fontes principalmente do Wikipedia, onde mais informações podem ser obtidas, bem como no site oficial do evento, cuja edição 2009 se iniciará nesta sexta-feira.


Quem quiser curtir um uma visão 3D do percurso pode conferir o vídeo abaixo ou para quem recebe as novidades via email pode assitir clicando aqui. Abraços e bons treinos!



4 comentários:

  1. Ta bom! Ta bom!
    Você me convenceu.
    Vamos para lá ...

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Bellon, voce me convenceu tambem...Vamos nessa!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Sendo assim, não posso deixar meu amigo Bellon ir sozinho, tô dentro...já tô inscrita na Praias e Trilhas, vamo, que vamo

    ResponderExcluir
  4. prova fabulosa, algo tentador. Mas a análise concreta da realidade concreta obriga-me a saber que estou muito distante de pensar numa prova dessas..mas confesso: água na boca é pouco!

    ResponderExcluir